notícias

70 anos dos 7 x 0: Relembre o dia em que foi escrita a maior goleada sobre o Remo

icone de bola de futebol

“Pintou um sete numa tela azul, um feito sem defeito do Papão da Curuzu”. E é assim, com a letra da marchinha de Pires Cavalcante, que podemos definir o que foi aquele dia 22 de Julho de 1945. Era uma tarde ensolarada, o Estádio Evandro Almeida, conhecido como Baenão, estava tomado de torcedores azulinos e bicolores que vieram acompanhar o clássico válido pelo primeiro turno do Campeonato Paraense, tendo todos os ingredientes necessários para se ter uma tarde de futebol disputado, mas aquele dia iria trazer algo a mais para o Paysandu.

Coube ao árbitro Alberto Monard da Gama Malcher e aos assistentes Antonio Francisco Monteiro e Madson Leite Vasconcelos Anormalidades, dirigirem a ordem naquele jogo. O primeiro tempo de partida terminou com um placar magro de 1 a 0 para o Paysandu, mas a segunda etapa trouxe mais seis gols, e foi escrito na história do futebol uma das maiores goleadas em cima de um rival: 7 a 0 do Paysandu sobre o Remo, dentro da casa dos adversários.

A CRÔNICA:

O primeiro tempo da partida foi, de certa forma, bastante difícil para as intensões do Paysandu. Os bicolores tentavam a todo custo abrir o placar, coisa que aconteceu somente aos 37 minutos com Hélio. O centroavante bicolor disputou a bola no ar com o marcador azulino e, na sobra de bola, o atacante bicolor abriu a contagem. No final do primeiro tempo, foram expulsos um de cada lado após uma confusão. Arleto, pelo lado do Paysandu, e Vicente, pelo lado do Remo.

Com um a menos de cada lado, a segunda etapa se tornou mais aberta. E logo no primeiro minuto, Farias marcou o segundo gol bicolor. Após este gol, foi dada a abertura para o placar histórico e elástico. Soiá marcou aos 4, aos 6 e aos 20 minutos. Hélio, novamente, aos 24 minutos e Nascimento, aos 44 minutos, deram números finais a partida e pintaram um 7 não somente em uma tela azul, mas na história do futebol do Pará, do Brasil e do mundo.

A ATUAÇÃO DA EQUIPE BICOLOR:

Um dos jornais que cobriu a honrosa vitória do Paysandu neste dia foi o jornal “A Vanguarda”, que trouxe o seguinte relato sobre a atuação da equipe bicolor, em uma crônica feita no dia seguinte após a goleada:

“Time do Paysandu está fazendo a defesa cerrada. Mesmo ainda nos primeiros passos, o quadro campeão já demonstra melhor produção do que nos dois jogos atrás. Nota-se uma defesa mais homogênea e um ataque pecando em certos momentos pelo "catedratismo", mas positivo e capaz de grandes arrancadas. Palmério, ontem, não teve trabalho. Mas no primeiro tempo em que predominou forte pressão azulina, o goleiro do "Papão" não teve tempo de se exibir. Izan fez a melhor partida em toda sua vida futebolística. Anulou Jango, não dando oportunidade ao comandante remista de fazer um só arremesso.

A linha média, homogênea. Na turma da vanguarda, sobressaíram todos, inclusive Hélio, voltando a forma aos poucos. Arleto estava em dia de gala. Guimarães foi o cérebro do ataque.

O time do Remo pecou por apresentar Mariozinho e Rubens na linha intermediária. O primeiro, um médio de poucos recursos e o segundo, fora de forma física. Caindo de produção no segundo tempo, Rubens comprometeu. Tico-Tico falhou em inúmeros lances. A zaga, fraca. Na vanguarda do Remo, apenas Capi dava combate e Monard demonstrava boa vontade. O resto nulo. Jango comprometeu.”

FICHA TÉCNICA:

PAYSANDU: Palmério, Izan e Athenagoras; Mariano, Manoel Pedro e Nascimento; Arleto, Hélio, Guimarães, Farias e Soiá.

REMO: Tico-Tico, Jesus e Expedito; Mariosinho, Rubens e Vicente; Monard, Jiju, Jango, Capi e Boró.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Atleta do Paysandu é convocada para a Copa América de Regata de Praia 2024
18 de abril de 2024Atleta do Paysandu é convocada para a Copa América de Regata de Praia 2024
Papão mantém hegemonia e conquista seu 50º título paraense
14 de abril de 2024Papão mantém hegemonia e conquista seu 50º título paraense
Paysandu e Play For a Cause abrem leilão em prol de projeto social de Belém
12 de abril de 2024Paysandu e Play For a Cause abrem leilão em prol de projeto social de Belém
Maior campeão do torneio elimina o rival e está na decisão pela oitava vez
10 de abril de 2024Maior campeão do torneio elimina o rival e está na decisão pela oitava vez
Ingressos para o clássico de quarta-feira já estão à venda
08 de abril de 2024Ingressos para o clássico de quarta-feira já estão à venda