notícias

Há 13 anos, Paysandu conquistou a Copa dos Campeões

icone de bola de futebol

O Dia 4 de agosto é uma das datas mais importantes de toda a história mais que centenária do Paysandu, onde o clube bicolor conquistou o título de maior renome de sua história e da Região Norte do Brasil. Trata-se da Copa dos Campeões, onde há 13 anos, o Papão fez a festa de toda uma torcida e população que pôde acompanhar pela primeira vez a participação de um clube do Norte na Taça Libertadores da América.

ONDE TUDO COMEÇOU

A Copa dos Campeões de 2002 foi disputada em dois estados: Pará e Ceará. Ao todo, foram 16 clubes que disputaram a competição neste ano, divididos em quatro grupos. Os dois melhores de cada grupo passavam para as quartas de final e, consequentemente, semifinal e final. Todos os jogos eram disputados em partidas de ida, com exceção da final.

Parte do elenco que participou da campanha do Paysandu na Copa dos Campeões.

O Paysandu conquistou o direito de participar da Copa dos Campeões após conquistar o título da Copa Norte, no mesmo ano. O clube bicolor estava no Grupo A, junto com Náutico, Fluminense e Corinthians. Ainda tinha a vantagem de jogar todos os jogos no Estádio Mangueirão, que na época estava recém reformado e recebendo a capacidade máxima de 45 mil torcedores.

CLASSIFICAÇÃO EM PRIMEIRO E TÍTULO INÉDITO

Na fase de grupos, o Paysandu terminou em primeiro lugar do Grupo A com 5 pontos conquistados, após empatar com o Corinthians em 1 a 1, com o Fluminense em 0 a 0 e vencer o Náutico por 3 a 2. Nas quartas de final, o Paysandu teve um jogo difícil contra o Bahia, onde Jajá marcou o primeiro gol e Jobson marcaram os dois gols da vitória sobre os baianos por 2 a 1.

Paysandu e Palmeiras se enfrentaram nas semifinais, onde o Papão venceu por 3 a 1. 

Nas semifinais, o Paysandu travou um grande jogo contra o Palmeiras, que tinha Marcos como goleiro, que estava a mais de 390 minutos sem tomar um gol, desde a Copa do Mundo de 2002. Quem abriu a contagem foi a equipe paulista com Nenê, mas Vandick, Luís Carlos Trindade e Albertinho, por duas vezes, garantiu a vitória bicolor e o passaporte para a grande final da Copa dos Campeões.

Com a conquista, o Paysandu garantiu a vaga para a Taça Libertadores da América de 2003.

Nos dois jogos da grande final da Copa dos Campeões, Paysandu e Cruzeiro travaram duas belas partidas, com os dois jogos sendo bastante disputado. No primeiro jogo, Fábio Júnior marcou o primeiro gol, Sandro empatou ainda no primeiro tempo, mas Joãozinho fez o gol da vitória cruzeirense no Mangueirão. Na partida de volta, no Estádio Castelão, o placar de 4 a 3 para o Paysandu levou a decisão para os pênaltis, onde Jobson, Vélber e Luós Fernando sacramentaram o título da Copa dos Campeões para o Paysandu. Veja abaixo o momento das penalidades:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Conselho Deliberativo: edital de preenchimento de vaga de título honorífico
23 de abril de 2024Conselho Deliberativo: edital de preenchimento de vaga de título honorífico
Primeira partida em casa é antecipada pela CBF
22 de abril de 2024Primeira partida em casa é antecipada pela CBF
Matheus Nogueira tem contrato renovado
22 de abril de 2024Matheus Nogueira tem contrato renovado
Ricardo Lecheva não é mais coordenador técnico geral de futebol
22 de abril de 2024Ricardo Lecheva não é mais coordenador técnico geral de futebol
Ingressos para o jogo contra o Botafogo-SP já estão à venda
22 de abril de 2024Ingressos para o jogo contra o Botafogo-SP já estão à venda