notícias

Pikachu o terceiro maior artilheiro bicolor do século XXI

icone de bola de futebol

Não consigo encontrar, desde Vandick, um jogador que tenha causado tanta  euforia quanto Pikachu. Talvez até, com a permissão da imortalidade, o estrondo que Pikachu causou tenha sido maior. Óbvio que não é uma comparação. Os títulos, os gols e a mística de Vandick o colocam em um posto que nenhum outro jamais, com as exceções de praxe como Quarenta e afins que não são desse mundo, chegou.

Os números de Pikachu são extraordinários. Até o primeiro jogo do returno da Série B, são: 202 jogos, 58 gols, 1 título estadual e 2 acessos a Série B. Tudo em apenas surpreendentes quatro anos de futebol profissional.

Além de tudo isso, Yago é o lateral com mais gols na história do Paysandu, desbancado Sidoca e promete aumentar a marca. Dentre todos os artilheiros, ultrapassou Nilson “Diabo” e já é, ao lado de Fernando “Pau Preto”, o 19º maior goleador da história bicolor.

Ora, a pintura que descolocou Júlio César, levantou o Maracanã e encantou Sidney Gabarrone e André Rizek foi só um aperitivo diante das maravilhas que o garoto já faz com a bola nos pés. A torcida do Paysandu é testemunha ocular do poder e da “agressividade” do Pokemon, não dos animes japoneses, mas do Pará, precisamente da Travessa Curuzú.

Diante de números assim, opiniões são triviais. A minha, por exemplo, de que Oliveira- lendário lateral bicolor dos anos 60-70 e consagrado em 2000 pela crônica esportiva paraense como o Lateral-Direito do Século XX do futebol regional, é  insuperavelmente o maior que o clube azul celeste já teve  (seguido, obviamente, de Pikachu que tem tudo para superá-lo), seja descartável diante da matemática. Ainda a mantenho, embora me renda ao futebol encantado de Pikachu e sua qualidade inquestionável.

 

Pikachu quebrou e ainda quebrará muitos recordes com a camisa listrada número “2”. O gol que inaugurou a vitória sobre o Botafogo em pleno Engenhão, válido pela Série B de 2015, significou não só o retorno do Paysandu a briga pelo acesso, mas a quebra de mais um recorde retumbante alcançado por Yago.

O gol de número 58, segundo pesquisa realizada pelo Baú do Paysandu na edição 19 ainda da Revista Campeão dos Campeões, faz de Pikachu o terceiro maior artilheiro do Paysandu no Século XXI, sendo superado apenas por Robgol, com 82 gols, assinalados entre 2003 a 2007, e pelo lendário e folclórico “Super Zé”, com 90 gols marcados de 2001 a 2012. Se Pikachu é o maior da história ou não, é opinião. O que é fato é a monstruosidade do pequeno lateral da Curuzú.

A imortalidade, tão cobiçada, está próxima dos pés. É só chutar, garoto!

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Paysandu fecha parceria com o Zé Delivery e oferece benefícios especiais para o sócio torcedor
25 de março de 2024Paysandu fecha parceria com o Zé Delivery e oferece benefícios especiais para o sócio torcedor
Últimas unidades de títulos de sócio remido estão à venda na Sede Social
25 de março de 2024Últimas unidades de títulos de sócio remido estão à venda na Sede Social
Nota de esclarecimento sobre o uso de sinalizadores
25 de março de 2024Nota de esclarecimento sobre o uso de sinalizadores
Papão se classifica com goleada na Curuzu lotada
24 de março de 2024Papão se classifica com goleada na Curuzu lotada
Papão é superado em Manaus (AM)
20 de março de 2024Papão é superado em Manaus (AM)