notícias

Há 50 anos, Papão conquistava vaga na Taça Brasil no cara ou coroa

icone de bola de futebol

O Paysandu já ganhou diversos jogos emocionantes. Seja com gols nos últimos minutos, ou nas cobranças de pênaltis. Mas certamente você não sabia que o Papão já venceu um jogo de futebol através do conhecido “cara ou coroa”. Talvez os mais antigos torcedores alviceleste devem se lembrar daquele dia 18 de agosto de 1966, o dia em que o Paysandu venceu mais uma partida, da maneira mais incomum possível.

Era o jogo de volta da segunda fase da extinta Taça Brasil, referente ao Campeonato Brasileiro, organizado pela Confederação Brasileira de Desportos (atual CBF). O Paysandu enfrentava a equipe do Flamengo-PI. No primeiro jogo, realizado na Curuzu, o Papão saiu de campo com a vitória por 2 a 0. No segundo jogo, o time bicolor teve de enfrentar outro adversário duro de se bater: os jogadores acabaram sofrendo uma intoxicação alimentar, e a partida teve de ser adiada para o dia seguinte. Nesta partida, o Papão acabou perdendo por 2 a 0, forçando assim, o terceiro jogo.

Jogadores, integrantes da Comissão Técnica e Dirigentes do Paysandu em 1966.

Ainda em Teresina, capital piauiense, o Paysandu entrou em campo para o terceiro jogo entre as equipes. Quem vencesse, levava a classificação. Porém, o resultado acabou em zero a zero. O regulamento da competição na época ordenava que em caso de empate em todos os quesitos, era necessário o sorteio da classificação através do cara ou coroa.

Giorgio Falangola, dirigente bicolor na época, optou por escolher a “cara” da moeda. A sorte estava do lado do Paysandu, que acabou vencendo esta disputa inusitada e passando para a terceira fase da Taça Brasil, ficando pelo caminho após ser eliminada pelo Fortaleza. Mesmo com a eliminação, o clube bicolor fez história, sendo um dos clubes no Brasil e no mundo a conquistar uma vitória através da moeda.

*Informações cedidas pelo jornalista Ferreira da Costa.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Papão mantém hegemonia e conquista seu 50º título paraense
14 de abril de 2024Papão mantém hegemonia e conquista seu 50º título paraense
Paysandu e Play For a Cause abrem leilão em prol de projeto social de Belém
12 de abril de 2024Paysandu e Play For a Cause abrem leilão em prol de projeto social de Belém
Maior campeão do torneio elimina o rival e está na decisão pela oitava vez
10 de abril de 2024Maior campeão do torneio elimina o rival e está na decisão pela oitava vez
Ingressos para o clássico de quarta-feira já estão à venda
08 de abril de 2024Ingressos para o clássico de quarta-feira já estão à venda
Nota de pesar: “Wagnao”
08 de abril de 2024Nota de pesar: “Wagnao”