notícias

Há 50 anos, Papão conquistava vaga na Taça Brasil no cara ou coroa

icone de bola de futebol

O Paysandu já ganhou diversos jogos emocionantes. Seja com gols nos últimos minutos, ou nas cobranças de pênaltis. Mas certamente você não sabia que o Papão já venceu um jogo de futebol através do conhecido “cara ou coroa”. Talvez os mais antigos torcedores alviceleste devem se lembrar daquele dia 18 de agosto de 1966, o dia em que o Paysandu venceu mais uma partida, da maneira mais incomum possível.

Era o jogo de volta da segunda fase da extinta Taça Brasil, referente ao Campeonato Brasileiro, organizado pela Confederação Brasileira de Desportos (atual CBF). O Paysandu enfrentava a equipe do Flamengo-PI. No primeiro jogo, realizado na Curuzu, o Papão saiu de campo com a vitória por 2 a 0. No segundo jogo, o time bicolor teve de enfrentar outro adversário duro de se bater: os jogadores acabaram sofrendo uma intoxicação alimentar, e a partida teve de ser adiada para o dia seguinte. Nesta partida, o Papão acabou perdendo por 2 a 0, forçando assim, o terceiro jogo.

Jogadores, integrantes da Comissão Técnica e Dirigentes do Paysandu em 1966.

Ainda em Teresina, capital piauiense, o Paysandu entrou em campo para o terceiro jogo entre as equipes. Quem vencesse, levava a classificação. Porém, o resultado acabou em zero a zero. O regulamento da competição na época ordenava que em caso de empate em todos os quesitos, era necessário o sorteio da classificação através do cara ou coroa.

Giorgio Falangola, dirigente bicolor na época, optou por escolher a “cara” da moeda. A sorte estava do lado do Paysandu, que acabou vencendo esta disputa inusitada e passando para a terceira fase da Taça Brasil, ficando pelo caminho após ser eliminada pelo Fortaleza. Mesmo com a eliminação, o clube bicolor fez história, sendo um dos clubes no Brasil e no mundo a conquistar uma vitória através da moeda.

*Informações cedidas pelo jornalista Ferreira da Costa.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nota de repúdio
03 de maio de 2025Nota de repúdio
Papão inicia venda de ingressos para clássicos Re-Pa com promoção
03 de maio de 2025Papão inicia venda de ingressos para clássicos Re-Pa com promoção
Papão encerra preparativos para a partida deste sábado (3), em Volta Redonda (RJ)
02 de maio de 2025Papão encerra preparativos para a partida deste sábado (3), em Volta Redonda (RJ)
Dudu Vieira afirma que time precisa caprichar nas tomadas de decisão para alcançar a vitória
02 de maio de 2025Dudu Vieira afirma que time precisa caprichar nas tomadas de decisão para alcançar a vitória
Papão recebe o Fortaleza-CE pela terceira rodada do Brasileirão Série A2
02 de maio de 2025Papão recebe o Fortaleza-CE pela terceira rodada do Brasileirão Série A2

PATROCINADORES MASTERS

logo da empresa gingabet logo da empresa banpara

PATROCINADORES

Carimbó da sortelogo Sankhyatijuca cerpa cerveja pilselogo Alubarlogo Zilmarmuvi10Resolve Energia SolarRodrugues Colchoeslogo Printlogo revemarlogo Jinviolavelpatrocinador unicesumar

PARCEIROS

logo Amaral Costalogo CCIlogo Porto Dias Saúdelogo DIMAAGEMlogo Leinertexlogo no pragaslogo EquatorialAtacadão do Suplemento

MATERIAL ESPORTIVO

logo Lobo Azul

FORMAÇÃO DE ATLETAS

logo Selo Formador

OUTROS PARCEIROS

logo Pinheiro Sereni