notícias

Bicolores que moram em São Luís consideram jogo do Paysandu na cidade como um “presente de Deus”

icone de bola de futebol

Nos últimos dois anos, o empresário paraense Jorge Santos, que mora em São Luís desde 1988, havia assistido a dois jogos do Paysandu na capital do Maranhão, ambos contra o Sampaio Corrêa, pelo Campeonato Brasileiro da Série B. Mas, com o rebaixamento da Bolívia, ele já sabia desde o fim do ano passado que não teria a oportunidade de ver o Papão jogar no Castelão, em 2017. O que Jorge e outros milhares de bicolores que vivem em solo maranhense não esperavam era que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) transferisse a partida de ida da semifinal da Copa Verde, entre Santos-AP e Paysandu, de Macapá para São Luís, em função da capacidade de público reduzida do estádio macapaense.

“Eu estou muito feliz com essa oportunidade de o Paysandu vir aqui fazer esse jogo contra o Santos, porque o Sampaio Corrêa, como vocês sabem, não é mais da segunda divisão, então a gente não ia ter a oportunidade de ver o Paysandu esse ano aqui. Foi um presente de Deus pra gente”, festejou Jorge Santos, que é presidente da torcida Bicolores da Ilha.

Jorge Santos e outras dezenas de torcedores aproveitaram para participar de um evento promovido pela Caravana Bicolor, que pela primeira vez desembarcou em São Luís, com o objetivo de fortalecer a marca Lobo e o programa Sócio Bicolor, através de novas adesões e de vendas de produtos oficiais do clube na cidade.

Serão dois dias de uma programação especial, que começou na noite da última sexta-feira (14) e vai até este sábado (15), em um bar localizado na avenida Litorânea. “Desde o momento que a gente soube que o time vinha jogar aqui, a gente já se mobilizou. Hoje (sexta) nós fomos ao aeroporto receber o time. Fomos até o hotel. Agora estamos aqui na Caravana Bicolor com o pessoal. O presidente veio conversar com a gente, fizemos fotos com ele... A nossa torcida em São Luís é composta por paraenses que moram aqui. A gente vai pra Belém assistir jogo. Na minha casa tem uma tenda gigante que a gente chama de Toca do Lobo. Enfim, eu só tenho um time na minha vida que é o Paysandu”, ressaltou.

INESPERADO

Assim como Jorge Santos, o torcedor paraense Alberto Neto, que vive em São Luís há oito anos, também já estava conformado em ter de ver o Papão jogar apenas pela tv. No entanto, o anúncio da partida entre Santos-AP e Paysandu para o Castelão foi uma surpresa agradável. “Eu vim pra cá com essa paixão enorme que nunca me deixou, graças a Deus. Nos últimos dois anos, o Sampaio Corrêa esteve na Série B e sempre a gente recepcionou o Paysandu da melhor forma para assistir aos jogos contra o time daqui. Parece que Deus nos abençoou, porque o Sampaio caiu e nós estávamos tristes porque não ia ter jogo do Paysandu esse ano aqui em São Luís, mas apareceu esse jogo do nada (risos)”, comemorou.

CARAVANAS DE BELÉM

Ao todo, cerca de dez caravanas saíram da capital paraense rumo ao Maranhão. Uma delas, a do Instituto Raça Bicolor, já acompanha os jogos do Paysandu fora do Estado há mais de 16 anos. “Ano passado, eu consegui reunir umas fotos antigas. Montei um álbum muito interessante, pesquisando meus arquivos pessoais. O legal de tudo isso são as amizades que a gente vai formando e renovando”, revelou o presidente do Instituto, Domingos Coelho.

Apesar da longa rodagem de assistir partidas do Papão fora de Belém, o frio na barriga ainda tem um espaço na bagagem. “Por maior que seja a experiência, eu sempre crio aquela expectativa antes da viagem. Sempre bate uma ansiedade na véspera”, revelou Domingos. No nosso grupo, a cada viagem as pessoas trazem parentes e amigos, pelo tipo de excursão que a gente faz. É algo bem família mesmo”, completou.

Foram aproximadamente 12 horas de viagem de ônibus, com saída de Belém na noite da última quinta-feira (13) e chegada a São Luís na manhã do dia seguinte, mas os cerca de 800 km de estrada foram encarados numa boa pelo casal bicolor, Mauro Athayde e Adara Isis. “A viagem foi tranquila. Pegamos algumas horas de ônibus na estrada, mas nada que nos atrapalhe de ver o Papão aqui. Agora vamos esperar a hora do jogo e torcer para que dê tudo certo e a gente saia daqui com um bom resultado”, projetou o torcedor, que sempre que pode acompanha os jogos do Paysandu fora de Belém com a namorada. “A gente já faz essas viagens para ver o Paysandu há algum tempo, então a gente se diverte e vem ver o nosso clube do coração. É muito legal”, destacou Adara.

FIDELIZAÇÃO

Para o diretor do programa Sócio Bicolor, Erick Almeida, a Caravana Bicolor, que já passou por Tucuruí, Macapá (AP), Marabá e Santarém, tem correspondido às expectativas do clube. “A resposta do público tem sido a melhor possível. A gente percebe isso a cada evento. Os torcedores que não moram em Belém se sentem mais próximos do Paysandu. E esse é um dos nossos objetivos com essa caravana”, enumerou Erick Almeida.

A primeira partida entre Santos-AP e Paysandu pela semifinal da Copa Verde está marcada para este sábado (15), a partir das 19h30, no Estádio Castelão. Antes, das 10h às 17h, a Caravana Bicolor vai dar continuidade ao processo de fortalecimento da marca Lobo e do programa Sócio Bicolor por São Luís, que é a quinta cidade a receber o movimento.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Paysandu fecha parceria com o Zé Delivery e oferece benefícios especiais para o sócio torcedor
25 de março de 2024Paysandu fecha parceria com o Zé Delivery e oferece benefícios especiais para o sócio torcedor
Últimas unidades de títulos de sócio remido estão à venda na Sede Social
25 de março de 2024Últimas unidades de títulos de sócio remido estão à venda na Sede Social
Nota de esclarecimento sobre o uso de sinalizadores
25 de março de 2024Nota de esclarecimento sobre o uso de sinalizadores
Papão se classifica com goleada na Curuzu lotada
24 de março de 2024Papão se classifica com goleada na Curuzu lotada
Papão é superado em Manaus (AM)
20 de março de 2024Papão é superado em Manaus (AM)