notícias

Ação social bicolor distribui 520 kits bucais e ensina crianças a escovar os dentes

icone de bola de futebol

Aos nove anos de idade, a estudante Fernanda Luíza já sabe o quanto é importante cuidar da saúde bucal. Normalmente, ela escova os dentes três vezes ao dia, mas nesta segunda-feira (19) aprendeu novas técnicas para manter o sorriso sempre bonito. “Essa foi uma ação muito legal para todos aqui, porque a gente pôde aprender, se divertir, brincar e também eles puderam ensinar alguma coisa para a gente, para que um dia a gente seja igual a eles. E que um dia a gente possa fazer os mesmos trabalhos que eles fazem. Eles ensinaram muita coisa para mim e acho que para todo mundo também”, destacou a aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Liberdade.

Localizado no bairro Icuí-Guajará, em Ananindeua, na Grande Belém, o colégio recebeu uma ação educativa promovida pelo Paysandu Sport Club, por intermédio da Diretoria de Responsabilidade Social e do Departamento de Odontologia, que é vinculado à Diretoria de Saúde. A garotada que cursa até o nono ano do ensino fundamental recebeu de presente do clube 520 kits bucais e aprendeu, de uma forma descontraída, a usar corretamente a escova de dente e a ter bons hábitos bucais.

O odontólogo Fernando Augusto usou o Lobo para ensinar as crianças a escovar os dentes

APRENDIZADO E ENTRETENIMENTO

Foi um dia festivo na escola, em dois turnos. Os alunos também receberam a visita do mascote Lobo, do volante Wesley, das Bicolindas, do ex-jogador Beto e de estudantes do terceiro semestre do curso de Odontologia, da Universidade Federal do Pará (UFPA), que apresentaram um teatro infantil para falar sobre a prevenção odontológica.

A diretora de Responsabilidade Social do Paysandu lembra que ao longo deste ano o clube tem programado uma série de ações. “Escolas, instituições de caridade, entre outras, têm recebido a gente. E essa ação de hoje nós estamos começado nessa escola, mas queremos fazer em várias. É uma iniciativa do nosso Departamento de Odontologia. As crianças aprendem brincando, que é a melhor maneira de se aprender”, explicou Ieda Almeida.

Mais de 500 crianças da Escola Liberdade foram beneficiadas com a ação social

DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA

Em 2017, o Departamento de Odontologia do Paysandu passou a integrar a Diretoria de Saúde do clube. Composta por quatro profissionais, a equipe é liderada pelo odontólogo Fernando Augusto Bastos. “Além do trabalho que nós fazemos com os atletas, nós estamos iniciando agora esse trabalho social. Estamos fazendo uma ação baseada na prevenção dos males bucais para as crianças da escola. Nós sabemos que o melhor tratamento sempre é a prevenção. E intervir em um male bucal gera custo e gera também aquela insatisfação de não ter um sorriso legal, uma saúde bucal bacana. Então, trabalhando essa faixa etária, nós conseguimos prever que essas crianças futuramente vão ter um sorriso legal, não vão ter cárie, não vão ter problema de falta de dente. E é aí que nós queremos trabalhar. Quero agradecer muito ao Paysandu pelo apoio que foi dado”, comentou Fernando Augusto.

Estudantes do terceiro semestre de Odontologia da UFPA também participaram do evento

A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Liberdade, Edmara Gonçalves, agradeceu ao Paysandu pela promoção do evento. “É a primeira vez que a gente consegue trazer para a escola a equipe social do Paysandu. Isso é muito importante, a partir do momento que a sociedade nos ajuda por uma educação melhor para as nossas crianças. Incentivar os alunos com esses projetos é o que a gente busca para melhorar, explicando de uma forma mais prazerosa alguns assuntos que são do cotidiano, que às vezes eles não conseguem entender”, valorizou a pedagoga.

CARINHO

Às vésperas da partida contra o Boa Esporte-MG, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, o volante Wesley aproveitou a manhã de folga para visitar a escola. Ele recebeu o carinho das crianças, que gritaram seu nome, pediram autógrafos e o encheram de abraços. “Eu nunca tive essa experiência de participar de uma ação como essa. Acho muito gratificante. Agradeço ao convite”, disse o jogador, que na infância temia os dentistas. “Quando era pequeno, eu tinha medo, mas agora não. Eu perdi o medo indo às consultas. A mamãe me obrigava, então eu tinha que ir (risos)”, revelou.

Crianças fizeram fila para pegar autógrafo com Wesley, que retribuiu o carinho dos alunos

Ex-jogador bicolor da década de 1960, Beto também recebeu o carinho das crianças. “Fantástico. Isso é muito emocionante, inclusive. Nós vivemos em uma situação de tanta violência hoje, mas aí chegando aqui encontramos uma alegria única. Não tem nem como descrever. Para mim, é um grande prazer estar mais uma vez em um evento como esse”, frisou.

O ex-jogador Beto também fez uma visita à escola e foi recebido com carinho

A Diretoria de Responsabilidade Social do Paysandu já definiu uma parte do calendário de ações previstas para este ano.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Atleta do Paysandu é convocada para a Copa América de Regata de Praia 2024
18 de abril de 2024Atleta do Paysandu é convocada para a Copa América de Regata de Praia 2024
Papão mantém hegemonia e conquista seu 50º título paraense
14 de abril de 2024Papão mantém hegemonia e conquista seu 50º título paraense
Paysandu e Play For a Cause abrem leilão em prol de projeto social de Belém
12 de abril de 2024Paysandu e Play For a Cause abrem leilão em prol de projeto social de Belém
Maior campeão do torneio elimina o rival e está na decisão pela oitava vez
10 de abril de 2024Maior campeão do torneio elimina o rival e está na decisão pela oitava vez
Ingressos para o clássico de quarta-feira já estão à venda
08 de abril de 2024Ingressos para o clássico de quarta-feira já estão à venda