notícias

Maior título do futebol do Norte, conquista da Copa dos Campeões completa 15 anos

icone de bola de futebol

“É difícil com palavras resumir uma conquista como foi a Copa dos Campeões”. Nem mesmo Lecheva, um dos heróis do principal título que um clube de futebol do Norte do Brasil já ganhou em sua história, consegue definir o significado de um grande feito sem defeito do Papão da Curuzu, 15 anos depois de se eternizar como Campeão dos Campeões. No dia 4 de agosto de 2002, o Paysandu Sport Club mostrou ao País a força da sua camisa, com uma incrível vitória de virada por 4 a 3 sobre o Cruzeiro-MG, no tempo normal da partida, e depois por 3 a 0, nos pênaltis, resultado que garantiu o título da Copa dos Campeões e uma vaga para a Taça Libertadores da América do ano seguinte.

Principal nome da decisão, Vandick marcou três gols na partida disputada no Estádio Castelão, em Fortaleza (CE). O então experiente atacante de 37 anos comandou a reação da equipe, que havia perdido em casa o primeiro jogo da final, no Mangueirão. “Aquela conquista foi a mais importe não só para mim, mas imagino que para todos os atletas do Paysandu que participaram dela. Foi o momento mais importante da carreira de cada um de nós. E uma conquista que jamais cairá no esquecimento. A cada ano, a cada comemoração, a gente fica mais feliz. Fica parecendo que a conquista está mais viva ainda dentro de nós. Não só para os jogadores, comissão técnica e diretoria, mas também para o nosso torcedor. Para mim, em especial, foi o jogo mais importante da minha vida, que foi a final, e a conquista em si também foi o título que marcou de vez a minha passagem pelo Paysandu”, detalhou o artilheiro bicolor no torneio com cinco gols marcados.

Vandick foi um dos grandes nomes da conquista histórica bicolor

Embora as palavras não traduzam exatamente o que o coração sente, Lecheva se sente honrado por te feito parte de um grupo vitorioso. “A gente fica muito feliz de poder ter escrito nosso nome na história do clube com grandes conquistas, mas principalmente essa da Copa dos Campeões, pela dificuldade que era a competição. Os maiores clubes do País estavam disputando essa conquista, como São Paulo, Cruzeiro, Corinthians, Flamengo, Fluminense, enfim”, explicou o ex-jogador, que também lembrou de como o time era visto perante o público. “O Paysandu, no início da competição, não tinha 1% de expectativa dos demais, a não ser do nosso próprio grupo, que confiava muito que poderíamos ir longe, sim. É claro que não vamos falar que esperávamos ser campeões, mas a gente acreditava muito em fazer um grande papel e no decorrer da competição aí sim começamos a acreditar que a conquista do título era possível e foi o que acabou acontecendo. Esse título é o maior do futebol paraense até hoje. Acho que foi um divisor de águas na história do Paysandu também. O clube, a partir daquele momento, passou para um outro patamar”, exaltou Lecheva.

Assista aos gols da partida em que o Papão superou o Cruzeiro-MG

Autor do primeiro gol do Papão na competição, Albertinho, que naquela época ainda era apenas um garoto no segundo ano de carreira profissional, guarda até hoje na memória os momentos marcantes de todas as sete partidas disputadas pelo time. “Falar da Copa dos Campeões, para mim, é um prazer imenso. É um título que marcou muito a minha vida profissional, até porque eu era o mais novo da galera, então eu estava muito feliz de fazer parte daquele grupo, já que estava começando a minha carreira. Foi muito especial para mim jogar contra Palmeiras, Corinthians, Cruzeiro… Foi muito marcante porque eu estava jogando no clube onde comecei, que eu amo, que a minha família ama, e conquistar esse título foi de uma importância muito grande”, revelou.

Nas semifinais, o time bicolor derrotou o Palmeiras-SP de Marcos, goleiro pentacampeão mundial

Um dos gols mais marcantes do torneio saiu dos pés de Albertinho. O então jovem atacante fez o terceiro do Paysandu na vitória por 3 a 1 em cima do Palmeiras-SP, do goleiro Marcos, que tinha acabado de voltar da Copa do Mundo do Japão e da Coreia do Sul como pentacampeão. “Fiz um gol contra o Palmeiras muito bonito. Até hoje, quando ando pelas ruas, as pessoas falam sobre ele, me pedem para fazer foto comigo. O jogo seguinte foi contra o Cruzeiro e eu fui do céu ao inferno, porque acabei perdendo um pênalti no primeiro jogo da final, mas graças a Deus no segundo jogo nós acabamos vencendo e conquistando o título” contou Albertinho.

Ano passado, os heróis da conquista foram homenageados com uma camisa especial

Este ano, alguns dos ex-atletas que participaram daquela histórica conquista estão reunidos em Belém, para disputar um jogo festivo em comemoração ao dia 4 de agosto. “É um momento de muita felicidade não só para mim, mas também para todos que estão aqui, porque nós estamos revendo grandes amigos, grandes atletas que jogamos juntos, pessoas do bem. Só de saber que todos estão bem, com as suas famílias, a gente fica muito feliz”, encerrou Albertinho.

Em sete partidas disputadas na Copa dos Campeões, o Paysandu obteve quatro vitórias, dois empates e apenas uma derrota. O time comandado pelo técnico Givanildo Oliveira marcou 14 gols e sofreu nove.

Confira todos os jogos disputados pelo Paysandu na Copa dos Campeões de 2002:

PRIMEIRA FASE

Paysandu 1x1 Corinthians-SP – 03/07/2002 – Estádio Mangueirão, em Belém (PA)

Gols: Albertinho (P); Gil (C)

Paysandu 0x0 Fluminense-RJ – 07/07/2002 – Estádio Mangueirão, em Belém (PA)

Paysandu 3x2 Náutico-PE – 14/07/2002 – Estádio Mangueirão, em Belém (PA)

Gols: Vandick, Marcus, Jóbson (P); Kuki e Cláudio (N)

QUARTAS DE FINAL

Paysandu 2x1 Bahia – 21/07/2002 – Estádio Mangueirão, em Belém (PA)

Gols: Jajá, Jóbson (P); Robgol (B)

SEMIFINAL

Paysandu 3x1 Palmeiras-SP – 28/07/2002 – Estádio Mangueirão, em Belém (PA)

Gols: Vandick, Luís Carlos Trindade, Albertinho (PAY); Nenê (PAL)

FINAL

Paysandu 1x2 Cruzeiro-MG – 31/07/2002 – Estádio Mangueirão, em Belém (PA)

Gols: Sandro (P); Fábio Júnior e Joãozinho (C)

Cruzeiro-MG (0) 3x4 (3) Paysandu – 04/08/2002 – Estádio Castelão, em Fortaleza (CE)

Gols: Vandick (3), Jóbson (P); Fábio Júnior (2) e Cris (C)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Paysandu fecha parceria com o Zé Delivery e oferece benefícios especiais para o sócio torcedor
25 de março de 2024Paysandu fecha parceria com o Zé Delivery e oferece benefícios especiais para o sócio torcedor
Últimas unidades de títulos de sócio remido estão à venda na Sede Social
25 de março de 2024Últimas unidades de títulos de sócio remido estão à venda na Sede Social
Nota de esclarecimento sobre o uso de sinalizadores
25 de março de 2024Nota de esclarecimento sobre o uso de sinalizadores
Papão se classifica com goleada na Curuzu lotada
24 de março de 2024Papão se classifica com goleada na Curuzu lotada
Papão é superado em Manaus (AM)
20 de março de 2024Papão é superado em Manaus (AM)