notícias

Abel - O Imortal Triturador

icone de bola de futebol

A Curuzu conhece o significado da incomum consagração de zagueiros. No clube por onde passaram craques do quilate de Ércio, Quarenta, Suíço, Bené, Guimarães, Hélio, Cabinho e Carlos Alberto “Urubu”, os notáveis zagueiros também possuem sua aura “celeste”.

Não há como não lhes conceder o dom da imortalidade destinado aos “magos” do futebol bicolor e nem como não homenagear todos na figura de Abel, certamente um dos maiores defensores que já pisaram no gramado sagrado do “Vovô da Cidade”.

Dono de um tricampeonato estadual (1965-1966-1967) de uma geração dourada que entrou para os anais da história do Papão. Fez dupla vencedora com o sensacional João Tavares, o popular “João sem medo” na conquista de vitórias importantes como a goleada sobre o campeoníssimo Peñarol de Abbadie, “Mazurka” e Spencer por 3x0 em 1965; e do triunfo sobre a seleção romena em 1969 com atuações de gala que lhe renderam o rótulo de ídolo. Atravessou a Almirante Barroso para ser a voz de comando do Paysandu na ausência do mito Quarenta.

Abel morre, mas as lembranças de suas façanhas na defesa do Paysandu ficam embalsamadas na eternidade alvi-celeste, tendo como testemunha ocular a Curuzu (palco onde tantas vezes anulou gênios).  

É a força e raça já enaltecidas. É a gana, o peso da camisa encharcada de esforço e da chuteira que destrói sem piedade. É o futebol útil e técnico que tritura o balão de couro ao invés de acalentá-lo. O futebol que cala e não o que explode. É o futebol comedido de Abel que veio a “gigantalizá-lo” em meio a tantos outros com este feitio. Descanse em paz, Abel. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Paysandu fecha parceria com o Zé Delivery e oferece benefícios especiais para o sócio torcedor
25 de março de 2024Paysandu fecha parceria com o Zé Delivery e oferece benefícios especiais para o sócio torcedor
Últimas unidades de títulos de sócio remido estão à venda na Sede Social
25 de março de 2024Últimas unidades de títulos de sócio remido estão à venda na Sede Social
Nota de esclarecimento sobre o uso de sinalizadores
25 de março de 2024Nota de esclarecimento sobre o uso de sinalizadores
Papão se classifica com goleada na Curuzu lotada
24 de março de 2024Papão se classifica com goleada na Curuzu lotada
Papão é superado em Manaus (AM)
20 de março de 2024Papão é superado em Manaus (AM)