notícias

Ginásio Moura Carvalho vira ponto de atendimento da Cruz Vermelha

icone de bola de futebol

Tradicionalmente, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré atrai milhões de fiéis para as ruas de Belém, no segundo domingo de outubro, quando um mar de gente sai da Praça da Sé com destino à Basílica Santuário. Durante a procissão, milhares de romeiros necessitam de ajuda dos voluntários da Cruz Vermelha, que estão espalhados por diversos postos de atendimento ao longo da caminhada. Um desses postos de atendimento foi instalado no Ginásio Moura Carvalho, na Sede Social do Paysandu Sport Club.

O espaço, que normalmente é utilizado pelas equipes de esportes olímpicos do Paysandu, se transforma praticamente em um salão de primeiros socorros. O posto existe desde a criação do projeto de apoio ao atendimento dos romeiros, há cerca de 35 anos, e é um dos mais importantes.

A Cruz Vermelha divide a sua equipe em grupos conforme o número de voluntários que estão escalados para atender na Sede do Paysandu. Cerca de dois grupos foram montados para se dividirem entre as procissões da Trasladação e do Círio, atendendo de maneira imediata os fiéis que necessitam dos cuidados da entidade filantrópica.


A Sede Social do Paysandu é um dos principais postos da Cruz Vermelha 

Psicólogo da Cruz Vermelha e integrante da organização que trabalha no posto do Paysandu, Paulo Pereira disse que a Sede Social do clube fica em um local estratégico. “É fundamental para o nosso trabalho ter esse posto dentro do Paysandu. A procissão do Círio é longa, tem todo um processo de caminhada, e quando elas passam por aqui o sol já está mais forte, as pessoas já estão mais cansadas, e acabam por ventura a necessitar do nosso atendimento”, explicou. 

O integrante da Cruz Vermelha ainda ressaltou que o posto de atendimento da Sede Social fecha um projeto que visa atender com rapidez e segurança os romeiros que passam pela avenida Nazaré. “Quando nós pensamos em atuar dentro do Círio, nós estudamos todo o trajeto, onde poderíamos estar instalando os nossos postos para o atendimento aos romeiros. Aqui na Sede do Paysandu nós fechamos o atendimento junto com outras unidades que concentram-se próximo desse setor de subida da avenida Nazaré”, finalizou.


Milhares de romeiros foram atendidos pelos voluntários durante o Círio 

Uma vez resgatados, os romeiros são levados para o Ginásio Moura Carvalho, onde recebem os primeiros atendimentos, com uma estrutura  que dispõe de maca e outros equipamentos. Ao final do dia, a Cruz Vermelha faz um balanço para contabilizar o número de atendimentos registrados.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Conselho Deliberativo: edital de preenchimento de vaga de título honorífico
23 de abril de 2024Conselho Deliberativo: edital de preenchimento de vaga de título honorífico
Primeira partida em casa é antecipada pela CBF
22 de abril de 2024Primeira partida em casa é antecipada pela CBF
Matheus Nogueira tem contrato renovado
22 de abril de 2024Matheus Nogueira tem contrato renovado
Ricardo Lecheva não é mais coordenador técnico geral de futebol
22 de abril de 2024Ricardo Lecheva não é mais coordenador técnico geral de futebol
Ingressos para o jogo contra o Botafogo-SP já estão à venda
22 de abril de 2024Ingressos para o jogo contra o Botafogo-SP já estão à venda