notícias

Entre a chegada e a estreia: a vida de Walter em 21 dias de Paysandu

icone de bola de futebol

O cronômetro marcava oito minutos do segundo tempo da partida entre Paysandu Sport Club e Interporto-TO, quando os primeiros gritos de “Walter, Walter” começaram a ecoar pela Curuzu, na noite da última terça-feira (20). Os bicolores já venciam o jogo de volta da primeira fase da Copa Verde por 2 a 0, com gols de Mike e Pedro Carmona. O time jogava bem. A classificação estava encaminhada. Cassiano ainda balançou as redes mais duas vezes! A goleada estava registrada no placar eletrônico, mas os quase sete mil torcedores que foram ao estádio continuavam inquietos, com uma sensação de que faltava algo. Até que aos 23 minutos, o técnico Dado Cavalcanti sinalizou para Walter. Dois minutos depois, os gritos pelo nome do atacante deram lugar aos aplausos, no momento em que ele pisou no gramado pela primeira vez com a camisa do Papão. Após 21 dias intensos de trabalho, finalmente chegava a hora da estreia.

 

Walter entrou no lugar de Cassiano, que marcou dois gols na partida

Desde o dia da sua apresentação, em 29 de janeiro, o atleta tem sido acompanhado diariamente em, no mínimo, dois períodos, por vários profissionais do clube, que elogiam seu comportamento. “O Walter está bem determinado. Na semana do Carnaval, ele ficou concentrado no clube fazendo todas as suas alimentações com bastante disciplina. Ele é bem consciente do que deve comer e sabe da importância de voltar ao peso que ele se sente bem para jogar”, afirmou a nutricionista Cecília Guimarães.

Responsável pela alimentação dos jogadores, ela explica que acrescentou ao cardápio de Walter alimentos integrais e com menor teor de gordura. “Isso é feito para todos os jogadores que possuem um percentual de gordura mais elevado em relação aos outros. Não é uma exclusividade dele, é um cuidado que temos em geral com todos os atletas do clube”, argumentou.

 

O jogador empolgava a torcida sempre que pegava na bola

Cecília Guimarães também revelou que o Departamento de Nutrição, assim como o de Fisiologia e o Físico, traçam semanalmente metas para o jogador cumprir. “E ele vem alcançado todas essas metas de maneira satisfatória. Isso mostra como ele vem seguindo todas as regras”, encerrou.

Segundo o fisiologista Rodolfo Santos, Walter tem sido avaliado desde quando iniciou os trabalhos na Curuzu, principalmente com a questão corporal. “Fizemos também algumas assimetrias de nível muscular, vendo também o histórico de lesões dele. Depois disso nós traçamos as metas que serão cumpridas por ele, para que ele pudesse participar dos treinos e dos jogos. Ainda estamos nesse processo de cumprir alguns objetivos. Os primeiros que determinamos para ele poder estrear foram cumpridos, e por isso ele entrou em campo ontem. Ele é extremamente comprometido em todas as ações, objetivos e treinos feitos dentro do clube, então a evolução acaba sendo consequência, e é notória isso. É possível ver uma crescente dele diariamente”, elogiou. 

 

No dia a dia, o atacante demonstra muito empenho e dedicação nos trabalhos

O fisiologista lembra que o processo de desenvolvimento do atleta continua. “Ainda não chegamos no ideal para ele, no que biologicamente permitiria ele a apresentar o seu melhor dentro de campo, mas é interessante inserir o atleta nesses minutos de jogo para que ele consiga ter ritmo e também pelo lado motivacional, para que ele cumpra todas as outras metas e consiga concluí-las. No que apresentou ontem, ele foi totalmente excelente. Participou do jogo, criou jogadas, foi para o ataque e foi bastante bem em outras ações, mas ainda estamos no processo de preparação dele, e gradativamente vamos juntos alcançar esses objetivos”, encerrou.

Em pouco mais de 20 minutos de atuação, Walter deu passe de peito, aplicou dribles curtos, fez inversão de jogadas e se movimentou bem. Na saída de campo, o atacante foi ovacionado pela Fiel. “Eu estou muito feliz. Estava há três meses sem jogar, sei que ainda não estou 100% em forma, mas a gente está com um projeto bacana, temos uma meta. O professor achou melhor me levar para o jogo, o plano era jogar 20 minutos e foi isso que ele fez”, disse o atleta.

 

Walter foi bem recebido pelos atletas desde que desembarcou em Belém

Ainda foi pouco tempo em campo, mas o bastante para fazer o atacante voltar no tempo. “Nesses 20 minutos, eu parecia um menino que tinha estreado no profissional. Me lembro que com 17 anos, minha estreia foi contra o Vasco. Era Inter e Vasco, e esse jogo de ontem me lembrou esse momento, a torcida estava gritando o meu nome e tudo o que eu fazia a torcida gostava, só faltou o gol mesmo, mas o mais importante a gente conseguiu, que foi a vitória, pois a gente ficou um tempo sem vencer. Vencemos os dois últimos jogos e vencemos bem, isso que foi o mais importante”, ressaltou.

Sobre a rotina de treinos, Walter entende que está no caminho certo. “Eu agradeço muito a todos aqui do Paysandu que estão me ajudando da melhor forma, para entrar na melhor forma. Fiquei o carnaval todo treinando, o Roberto (Onety) trabalhando junto comigo, que é o preparador físico. Estou trabalhando muito, treinando forte, e esse jogo de ontem e outros vão me ajudar a pegar ritmo de jogo. Sou muito focado em vitórias. Vamos ter tempo, vários jogos e logo, logo vai sair o gol do Walter”, garantiu o atacante. 

 

Para jogar, o atleta teve de cumprir algumas metas estabelecidas pelos profissionais do clube

O primeiro contato do camisa 19 com a Fiel foi especial, mas não chegou a ser novidade. “A torcida aqui é apaixonada. Eu percebi isso no dia a dia, quando eu vou ao shopping, a gente vê que é uma torcida apaixonada e o carinho que estão tendo por mim é muito grande. Gritaram o meu nome no segundo tempo todo, pedindo para eu entrar. Eu fazendo gols aqui e sendo campeão, tenho certeza que vou entrar para a história do clube e para a torcida. Isso vai ser muito importante para mim, para a equipe toda e para o Paysandu”, projetou Walter.

O preparador físico Glydiston Ananias explica que Walter passa por um processo de recondicionamento e também de perda de peso, uma vez que não atuou nas últimas sete rodadas do Campeonato Brasileiro do ano passado, embora tenha permanecido em atividade. “Quando ele chegou foi naturalmente acima do peso e nós tivemos um processo de tomar todo o cuidado com ele, fazendo um trabalho gradativo e ele se propôs a realizar tudo aquilo que for proposto a ele em termos de trabalho ao ponto de, no mínimo, duas vezes por semana ele estar treinando três vezes ao dia”, revelou.

 

O atleta demonstra muita qualidade nos treinamentos com o elenco

Walter chega às 7h ao estádio bicolor, treina em jejum, participa do trabalho junto com grupo e posteriormente sempre realiza uma atividade extra. “Ele todo o período de Carnaval treinando em dois turnos e perdeu peso, mas ainda não é aquilo que desejamos. Tínhamos uma meta para ele entrar em campo e ele atingiu, isso é mérito dele, pois ele se dedicou muito a isso, tanto em alimentação, que a nossa nutricionista Cecília está trabalhando diretamente com ele e com a família. Como mérito, todo o esforço que ele tem feito dentro da programação de condicionamento, foi possível ele participar desta partida”, completou Glydiston.

Ainda segundo o preparador físico, Walter está com a mentalidade de que precisa se condicionar. “Conforme vão passando os anos, o atleta começa a ter consciência de que certas coisas podem prejudica-lo e hoje ele está muito consciente disso. Muitas das atitudes partem dele, o que já é um bom início, para que a gente possa implantar nosso programa e trabalho. Essa perda de peso tem que ser gradativa, pois perder peso muito rápido pode ser prejudicial a ele, correndo o risco de ter lesões. Com certeza ele vai conseguir a aquilo que propusemos a ele”, finalizou.

Walter escolheu a camisa de número 19 para usar

Além do exemplo de profissionalismo, Walter também é um atleta bastante querido por todos os demais jogadores, integrantes da comissão técnica e funcionários do clube. Vez ou outra, ainda é tietado por garotos das divisões de base. Em um vídeo publicado por ele em suas redes sociais, o jogador está ao lado do meia inglês Ryan Williams e do massagista Ivan Menezes. Na tentativa de ensinar o estrangeiro a falar português, Walter pede para o meio-campista mandar um abraço para a torcida. Em seguida, os três caem na gargalhada antes de finalizar a gravação.

Apesar do currículo vitorioso, que inclui título de Libertadores e artilharia do Brasileirão, Walter mantém suas origens de ser uma pessoa simples, humilde, e educado. A cada dia, o atleta mostra que é um agregador no Estádio da Curuzu.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Geferson não é mais atleta bicolor
19 de abril de 2024Geferson não é mais atleta bicolor
Atleta do Paysandu é convocada para a Copa América de Regata de Praia 2024
18 de abril de 2024Atleta do Paysandu é convocada para a Copa América de Regata de Praia 2024
Papão mantém hegemonia e conquista seu 50º título paraense
14 de abril de 2024Papão mantém hegemonia e conquista seu 50º título paraense
Paysandu e Play For a Cause abrem leilão em prol de projeto social de Belém
12 de abril de 2024Paysandu e Play For a Cause abrem leilão em prol de projeto social de Belém
Maior campeão do torneio elimina o rival e está na decisão pela oitava vez
10 de abril de 2024Maior campeão do torneio elimina o rival e está na decisão pela oitava vez