notícias

Obstrução de tubulação na Almirante Barroso prejudicou sistema de drenagem da Curuzu

icone de bola de futebol

Os temporais que caem em Belém desde a madrugada do dia 7 de março prejudicaram o andamento da partida entre Paysandu e Castanhal, válida pela oitava rodada do Parazão 2020, disputada na manhã do último domingo (15), quando a capital registrou um volume de chuva de 68 milímetros, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia do Pará (Inmet-PA). Devido ao grande acúmulo de água, a tubulação de esgoto da avenida Almirante Barroso ficou entupida, o que comprometeu o sistema de drenagem do Estádio da Curuzu, uma vez que não havia por onde fazer o escoamento.

Segundo o Inmet-PA, de 1º a 15 de março, o volume de chuvas em Belém já é histórico. “Já choveu 722 milímetros até agora, o que representa 60% a mais da média dos últimos 30 anos, que é 450 milímetros. Tivemos chuvas que duraram 20 horas. A maioria das chuvas desse mês foi longa, com poucas interrupções, então não tinha como o gramado do estádio não estar úmido, muito molhado e a água não tem como escoar nessas condições. Devido ao acúmulo de água nesses sete dias consecutivos, a água no solo tem se acumulando. Na hora do jogo, nós tivemos 68 milímetros. No sábado, foram 53, então, somando tudo, foram cerca de 120 milímetros de chuva em apenas dois dias do final de semana. Não podemos esquecer que essas chuvas caem com muita intensidade desde o dia 7 de março. A umidade alta e as chuvas não deixaram o gramado secar”, detalhou o meteorologista José Raimundo Abre, diretor do instituto.

A maior chuva do mês foi registrada na madrugada do dia 8 para 9, com volume de 195 milímetros. A segunda maior do mês, de 124 milímetros, caiu entre 11 e 12 de março. “O fato é que as chuvas, desde o dia 7 para cá, chegaram a quase 640 milímetros, em dez dias. De modo geral, o mês está sendo atípico por tratar-se de chuvas prolongadas por mais de 12 horas consecutivas, com poucas interrupções”, completou José Raimundo Abreu.

Segundo o diretor do Inmet-PA, ainda são esperados cerca de 200 milímetros de chuva até o dia 31 de março. “Vamos ter o maior volume de chuva dos últimos 70 anos e a previsão é que seja o maior volume dos últimos 100 anos. Vamos ter uma pequena trégua de hoje até 18, mas a partir do dia 19, elas vão cair mais no período da tarde e noite”, concluiu.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nova integrante da comissão técnica, psicóloga Thaysse Gomes lidera dinâmica para o elenco bicolor
25 de junho de 2025Nova integrante da comissão técnica, psicóloga Thaysse Gomes lidera dinâmica para o elenco bicolor
Atacante Thalyson é emprestado para o Águia
24 de junho de 2025Atacante Thalyson é emprestado para o Águia
Média de público do Paysandu no ano é equivalente à capacidade máxima da Curuzu
23 de junho de 2025Média de público do Paysandu no ano é equivalente à capacidade máxima da Curuzu
Paysandu lança promoção de ingressos para jogo contra a Ferroviária-SP
23 de junho de 2025Paysandu lança promoção de ingressos para jogo contra a Ferroviária-SP
Papão leva a melhor em clássico Re-Pa e conquista segunda vitória seguida
21 de junho de 2025Papão leva a melhor em clássico Re-Pa e conquista segunda vitória seguida

PATROCINADORES MASTERS

logo da empresa gingabet logo da empresa banpara

PATROCINADORES

MirellaCarimbó da sortelogo Sankhyatijuca cerpa cerveja pilselogo Alubarlogo Zilmarmuvi10Resolve Energia SolarRodrugues Colchoeslogo Printlogo revemarlogo Jinviolavelpatrocinador unicesumar

PARCEIROS

logo Amaral Costalogo CCIlogo Porto Dias Saúdelogo DIMAAGEMlogo Leinertexlogo no pragaslogo EquatorialAtacadão do Suplemento

MATERIAL ESPORTIVO

logo Lobo Azul

FORMAÇÃO DE ATLETAS

logo Selo Formador

OUTROS PARCEIROS

logo Pinheiro Sereni