notícias

Paysandu apoia campanha Todos Contra Importunação Sexual nos Estádios de Futebol

icone de bola de futebol

Na partida que marcou o reencontro entre a Fiel e o Paysandu Sport Club, na noite da última segunda-feira (11), os jogadores subiram ao gramado do Banpará Curuzu com uma faixa da campanha Todos Contra Importunação Sexual nos Estádios de Futebol, promovida pela Polícia Militar do Pará, que tem total apoio do clube bicolor. A iniciativa tem como objetivo evitar a prática de alguns crimes, como assédio, e garantir um ambiente cada vez mais seguro e agradável ao público feminino.

A diretora da Mulher do clube, Eveline Maia, lembra que hoje a presença de mulheres no estádio é imensa. “Isso precisa ser respeitado e aceito de uma vez por todas. Tem mulher no estádio torcendo, jogando, trabalhando e estamos aqui para apoiar e acolher essas mulheres. A Polícia Militar está de parabéns pela iniciativa e estamos juntos nessa campanha para acabar definitivamente com esse tipo de situação nos estádios de futebol", ressaltou.

De acordo com o coronel Helde Silva, a campanha surgiu após o I Simpósio sobre Torcidas Organizadas nos Estádios de Futebol do Pará, em agosto deste ano, promovido pelo Batalhão de Polícia de Eventos (BPE). “Fomos procurados por integrantes de torcidas organizadas femininas de Remo e Paysandu que nos relataram que constantemente são vítimas do crime de importunação sexual nos estádios de futebol. De posse dessa informação, nós fizemos uma pesquisa junto ao público feminino que frequenta jogos de futebol, na qual constatamos a existência de tal prática por ocasião dos jogos. Posteriormente idealizamos a campanha com a criação da logomarca e fizemos a divulgação junto aos clubes e mídia. Tivemos o apoio da Casa Civil, da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), da deputada estadual Nilse e da Federação Paraense de Futebol (FPF)”, detalhou.

A Diretoria da Mulher do Paysandu atuou junto à PM no jogo passado

No jogo passado, nos portões que dão acesso ao Banpará Curuzu, colaboradoras da PM entregaram folders da campanha e forneciam mais explicações a quem perguntava sobre o assunto. “A Campanha vai até o fim do Campeonato Brasileiro. No interior do estádio, por ocasião dos jogos, a torcedora que for vítima de tal crime pode procurar os policiais de serviço, os quais já foram orientados a receber a denúncia e conduzir até a Delegacia as partes envolvidas”, explicou Helde Silva.

Em breve, a cartilha da Campanha Todos Contra a Importunação Sexual nos Estádios será lançada na Alepa. Também haverá palestras sobre o tema organizadas pela Polícia Militar.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Papão mantém hegemonia e conquista seu 50º título paraense
14 de abril de 2024Papão mantém hegemonia e conquista seu 50º título paraense
Paysandu e Play For a Cause abrem leilão em prol de projeto social de Belém
12 de abril de 2024Paysandu e Play For a Cause abrem leilão em prol de projeto social de Belém
Maior campeão do torneio elimina o rival e está na decisão pela oitava vez
10 de abril de 2024Maior campeão do torneio elimina o rival e está na decisão pela oitava vez
Ingressos para o clássico de quarta-feira já estão à venda
08 de abril de 2024Ingressos para o clássico de quarta-feira já estão à venda
Nota de pesar: “Wagnao”
08 de abril de 2024Nota de pesar: “Wagnao”