notícias

Elenco bicolor recebe orientações de prevenção contra o Covid-19

icone de bola de futebol

Antes do início do treino desta sexta-feira (13), jogadores e integrantes da comissão técnica do grupo de futebol profissional do Paysandu Sport Club se reuniram no vestiário do Estádio da Curuzu para receber orientações de prevenção contra o novo coronavírus. Durante cerca de dez minutos, o médico bicolor Marcelo Gaby falou sobre a doença, que aumenta a cada dia no Brasil, mas não tem nenhum caso confirmado no Pará.

O profissional da Diretoria de Saúde do clube tratou logo de tranquilizar a equipe, mas pediu algumas mudanças de comportamento no ambiente de trabalho e na rua. “A primeira coisa é não fazer alarde, sem preocupação com relação a morte. A gripe tem matado até mais pessoas no Brasil. O coronavírus é mais perigoso em idosos e eu diria que em crianças também, porque elas são menos resistentes. Por ora, é melhor evitar aperto de mão e abraço. Isso não é falta de educação, é uma regra que vamos seguir. Evitar aglomeração, locais lotados, como shoppings, porque a gente não sabe de onde as pessoas estão vindo”, explicou.

De acordo com o médico, um dos maiores ambientes de contaminação é o aeroporto. Marcelo Gaby lembrou que o Paysandu viajou de avião apenas uma vez este ano, para a partida contra o Brasiliense-DF, no dia 6 de fevereiro, quando o Brasil ainda não tinha nenhum caso confirmado da doença. “A gente não sabe de onde as pessoas estão vindo, para onde vão, se estão contaminadas ou não, até porque as pessoas começam a expelir o vírus antes da sintomatologia, então é quase impossível de controlar”, afirmou.

Durante a conversa com os atletas, o médico tirou algumas dúvidas e revelou quais medidas serão adotadas na Curuzu. “Vamos aumentar a distribuição de álcool em gel nas dependências do clube. Já temos o produto no vestiário, no refeitório, no auditório e na recepção do hotel, mas agora vamos dobrar a quantidade. Todos nós precisamos reforçar a higiene pessoal. A prevenção é feita através da diminuição do contato, higiene excessiva das mãos, lavar as mãos o tempo todo. Álcool em gel, evitar coçar os olhos, nariz e boca. Sempre que espirrar ou tossir, colocar um lenço ou a mão na frente”, aconselhou.

 

Há frascos de álcool líquido e em gel disponíveis em todas as dependências da Curuzu

Os principais sintomas do Covid-19 são tosse, coriza, febre e, em alguns casos mais complicados, o comprometimento respiratório, como falta de ar ou dificuldade para respirar. “Aí já é um sintoma de alarme para a gente aprofundar e verificar até se há necessidade de internação hospitalar”, finalizou o médico do clube.

Para o técnico Hélio dos Anjos, a conscientização de atletas e integrantes da comissão técnica sobre a doença é indispensável. “Tivemos uma palestra com os jogadores porque envolve familiares, pessoas que estão vindo para cá e têm contato com eles diariamente. Eu estou preocupado com isso, assim como todos os brasileiros. Acho que o Brasil não tem estrutura para isso. Acima de tudo está a saúde do povo brasileiro”, comentou.

O lateral-direito Netinho, que estava no futebol europeu antes de assinar com o Paysandu, considerou a conversa com o médico bastante proveitosa. “Nem todos os jogadores sabem detalhes sobre a doença, como se prevenir, quais os sintomas. Eles nos avisando, a gente também pode passar para a família. Ajudando um ao outro, a gente vai sair dessa. Acredito que é algo realmente perigoso. Mesmo tomando as devidas precauções, nós não estaremos imunes. Temos que nos cuidar ao máximo, ajudar um ao outro, sempre com avisos, palavras e até mesmo com atitudes”, destacou o atleta.

O Pará não tem nenhum registro do novo vírus chinês. No Brasil, até a manhã de hoje, o Ministério da Saúde havia confirmado 151 casos da doença, que já matou mais de cinco mil pessoas no mundo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Paysandu fecha parceria com o Zé Delivery e oferece benefícios especiais para o sócio torcedor
25 de março de 2024Paysandu fecha parceria com o Zé Delivery e oferece benefícios especiais para o sócio torcedor
Últimas unidades de títulos de sócio remido estão à venda na Sede Social
25 de março de 2024Últimas unidades de títulos de sócio remido estão à venda na Sede Social
Nota de esclarecimento sobre o uso de sinalizadores
25 de março de 2024Nota de esclarecimento sobre o uso de sinalizadores
Papão se classifica com goleada na Curuzu lotada
24 de março de 2024Papão se classifica com goleada na Curuzu lotada
Papão é superado em Manaus (AM)
20 de março de 2024Papão é superado em Manaus (AM)