notícias

Presidente Maurício Ettinger inicia trabalhos da nova gestão

icone de bola de futebol

O novo presidente do Paysandu Sport Club, Maurício Ettinger, concedeu uma entrevista à PapãoTv Play, na tarde desta segunda-feira (18), para falar sobre o trabalho que já começou no Estádio Banpará Curuzu. Assuntos como reformulação do elenco, nova Diretoria, contratações, finanças e Centro de Treinamento foram abordados. Clique aqui e assista ao vídeo completo. Abaixo, o pronunciamento na íntegra:

TEMPORADA 2020

Realmente, 2020 foi um ano muito difícil, tivemos a pandemia que nos prejudicou financeiramente e de uma maneira que estamos tentando sobreviver. Fizemos as contas e nós perdemos de bilheteria, de março para cá, contando com o quandrangular, entre R$ 9 e R$ 10 milhões, que nos colocaria em uma situação financeira muito boa. Não estamos em uma situação financeira ruim, pois tivemos vendas boas no final do ano, a torcida ajudou, como sempre, uma torcida sempre fiel. Vendemos muitas camisas número três, então novamente eu agradeço muito a torcida, que podemos sempre contar. Chegamos a ter um pedido de 26 mil camisas da Negra 1914 e já entregamos 20 mil, então é um dinheiro muito bem-vindo que está ajudando a gente a pagar o elenco. Fechamos o ano em uma situação estável, estamos devendo ainda o mês de dezembro e o décimo terceiro salário que ainda não conseguimos pagar, impostos, pois demos prioridade para o salário de jogadores e funcionários, pagamos o mínimo possível do Profut, ou seja, financeiramente foi um ano muito sacrificante para o Paysandu. Em termos de futebol, a gente chegou ao jogo do acesso, como em 2019, mas não conseguimos êxito novamente. Então já estamos fazendo reformulações no futebol para que em 2021 a gente consiga chegar até o final e com êxito. Estamos acabando a temporada 2020 com a Copa Verde, já estamos desmontando parte do elenco, os contratos já estão acabando, mas ainda vamos jogar essa competição para entrar de maneira definitiva em 2021. Resumindo, foi um ano difícil, conseguimos chegar ao jogo do acesso com a ajuda de todos, patrocinadores, torcedores apaixonados pelo Paysandu, que a gente agradece muito e vamos começar a grande batalha pelo ano de 2021.

COMISSÃO DE FUTEBOL

O nosso jogo foi sábado, domingo tivemos umas conversas finais, agradecemos ao treinador Brigatti que nos ajudou muito e ao executivo, Felipe Albuquerque, que nos deixou depois de dois anos e que nos levou por dois anos seguidos aos jogos finais, mas não conseguiu êxito. Agora vamos reformular. Já estamos atrás de um novo executivo, já estamos atrás de um novo treinador e vamos reformular o departamento. Acima deles, por enquanto nós não vamos colocar nenhum diretor estatutário, apenas uma comissão temporária para gerir a vinda do executivo. Essa comissão é feita por mim, os vices Felipe Fernandes e Abelardo Abelha, o Leandro Pereira, que foi o segundo conselheiro mais votado, o José Anízio e o Roger Aguilera, que é um grande colaborador. A principio nós estamos começando com essa comissão a montar o futebol e isso não quer dizer que será definitivo. Nossa procura vai ser por um executivo para supervisionar, pois o Paysandu é muito grande e quem quiser ajudar, estamos aberto.

TÉCNICO

Vamos esperar a contratação de um executivo para efetivar a contratação de um técnico. Já temos alguns nomes e estamos avaliando para poder sugerir para o executivo que vai vir. Mesma coisa o executivo, já temos quatro nomes, alguns estamos chamando para Belém para conversar e tem alguns de Belém que já estamos conversando, acredito que essa semana a gente deva fechar o executivo e na semana que vem o técnico.

REFORMULAÇÃO

Cerca de 95% do elenco possui contrato até 31 de janeiro. Neste dia, muitos vão embora. Alguns estamos negociando para ficar para o Paraense, poucos eu diria, e já estamos pesquisando no mercado nomes para virem somar. A Copa Verde nós vamos começar com esses que estão aqui e outros que têm contrato para frente, como Nicolas, Bruno Collaço e Marlon, além de outros da base. Vamos dar uma reforçada, uma vez que temos jogo dia 28, o segundo dia 31, mas as inscrições vão até dia 29. É uma coisa muito corrida, vai ser muito difícil jogar essa Copa Verde. Depois nós temos 30 dias para começar o Campeonato Paraense e depois dez dias para jogar o primeiro jogo da Copa do Brasil. A nossa meta é chegar na Copa do Brasil com o elenco quase totalmente formado e o Paraense com grande parte do elenco. A maioria dos jogadores irá voltar para cumprir o contrato até dia 31 e alguns, inclusive, devem jogar os dois jogos, mas depois a maioria deve se desligar do clube.

CONTRATOS

Passando de 31 de janeiro, nós temos 13 atletas que continuam com vínculo (Paulo Ricardo, Bruno Collaço, Diego Matos, Alan Calbergue, Yure, Júlio Cézar, Victor Diniz, Luiz Felipe, Flávio, Nicolas, Debu, Marlon e Talles Diego). Alguns até final do ano, alguns até final do ano que vem, como é o caso do Nicolas, e outros durante o ano vão acabando. Nós já temos 13, vamos reforçar com alguns da base e, se der tempo, nós temos uma semana para contratar e inscrever para a Copa Verde. Devemos reforçar com o sub-23 que jogou o campeonato de aspirantes passado.

CONTRATAÇÕES

O clube já vem falando com alguns atletas, alguns até do Sul, de onde a gente estava, mas para efetivar mesmo só após a chegada do executivo e do técnico. Negociações avançadas, porém só a anuência dos dois.

RECEITAS

Nós temos uma projeção até aprovada pelo Conselho Deliberativo para todo o ano de 2021. A gente acredita que lá para abril esteja começando a ter público nos estádios, até em função da vacinação. Mais para frente nós temos de contar com a bilheteria, até porque é a nossa maior renda e o próprio Sócio Bicolor, que as pessoas fazem para ir ao estádio, então tivemos uma perda muito grande. De novo, quero agradecer a torcida e ao sócio torcedor que se manteve e pedir para que outros venham fazer o sócio, pois vai voltar a bilheteria. Os patrocinadores foram essenciais. Já estamos negociando a continuidade de alguns e o próprio Governo do Estado teve uma ajuda significativa via Banpará e Funtelpa. Eles vão continuar financiando o Campeonato Paraense e a gente quer agradecer publicamente ao governo pela parceria que será feita durante todo o ano. Acreditamos que muitos vão continuar e o nosso executivo de Marketing já está em planos novos para o Sócio Bicolor. Vamos apresentar um programa totalmente reformulado para o sócio torcedor e essa imensa torcida que só temos a agradecer.

NOVA DIRETORIA

Nossa posse foi em 2 de janeiro. Como a diretoria antiga ainda estava no final da Série C, ela acompanhou até sábado o futebol. Então nada mais justo, pois eles montaram o time. Efetivamente, a partir do domingo, dia 17, a gente já tomou posse de fato, já estamos decidindo e já está tudo em nossas mãos. Eu diria que 90% do diretores já estão indicados e nós iremos passar depois a lista dos diretores. Já estamos em pleno funcionamento e dia 26 será mais uma posse devido à necessidade imposta pelo estatuto e para apresentar os novos conselheiros, a nova diretoria. O Paysandu não é meu, não é de ninguém, não tem dono. A partir do momento em que o executivo estiver, eu posso estar junto, mas quem falará sobre o futebol será o executivo. Quem falará dos assuntos serão os diretores de cada área. Assim que vamos trabalhar.

CENTRO DE TREINAMENTO

O CT está adiantado. Quem quiser está convidado a colaborar. Quero agradecer a imensa torcida pelo material que chegou, pelas doações que vieram via vaquinha e carradas de material que foram entregues. Nós já temos um dinheiro bom que será comprada a drenagem. Obrigado, torcedor! Se não fossem vocês, esse sonho não seria realizado. Nós estamos com o primeiro campo trabalhando a última camada e agora dependemos das condições climáticas. Se não tiver chuvas, em 30 dias nós entregamos o campo. A grama já está comprada. Faltam umas 50 viagens com material de seixo para chegarmos na cota final, depois vai abrir, instalar toda a drenagem e irrigação, além de colocar a grama por cima. Se o tempo ajudar, eu diria que em 30 dias, mas eu sei que nessa época do ano aqui em Belém é muito complicado. Se for excelente, em 30 dias começamos a treinar, se não vai demorar um pouco mais até estiar. O CT não parou e nem vai parar. Temos um compromisso de neste dois anos, com a ajuda da torcida, entregar metade do CT pronto e a gente vai conseguir.

DESAFIOS

São dois grandes desafios, talvez até três. Começando por baixo, a entrega do CT. É um sonho do Paysandu e a gente acha que vai conseguir entregar dois ou três campos e mais metade das instalações. O segundo desafio é trazer estabilidade financeira para o clube. Nós vamos trabalhar restritamente em cima do orçamento e talvez com folha menor de jogador e comissão técnica para pode atingir a meta aprovada pelo Conselho, essa vai ser nossa Bíblia diária. Vamos colocar as finanças do clube em um ritmo que dê para suportar. O terceiro desafio, que é o principal, é o futebol. Nós já temos uma meta que é subir esse ano e depois no outro ano para entregar o Paysandu no final da nossa gestão na elite do campeonato. Vamos trabalhar para isso e todo mundo pode estar certo de que essa vai ser a nossa meta principal e que nós vamos chegar lá. Quero aproveitar para agradecer todo mundo que me ligou, uns seis ex-presidentes me ligando e se colocando à disposição. É disso que o Paysandu precisa. A gente precisa de união nesses dois anos. Nós já vamos começar reuniões e se cada um der um tempinho, o fardo fica menor para todo mundo e o Paysandu precisa disso, precisa de união para conseguir vencer.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Paysandu fecha parceria com o Zé Delivery e oferece benefícios especiais para o sócio torcedor
25 de março de 2024Paysandu fecha parceria com o Zé Delivery e oferece benefícios especiais para o sócio torcedor
Últimas unidades de títulos de sócio remido estão à venda na Sede Social
25 de março de 2024Últimas unidades de títulos de sócio remido estão à venda na Sede Social
Nota de esclarecimento sobre o uso de sinalizadores
25 de março de 2024Nota de esclarecimento sobre o uso de sinalizadores
Papão se classifica com goleada na Curuzu lotada
24 de março de 2024Papão se classifica com goleada na Curuzu lotada
Papão é superado em Manaus (AM)
20 de março de 2024Papão é superado em Manaus (AM)