notícias

12 anos da conquista da Copa dos Campeões

icone de bola de futebol

Lembram daquele 4 de Agosto de 2002, em uma tarde de sol forte e escaldante na capital do Ceará, sob a pressão que o Estádio Castelão (hoje, Arena Castelão) vivia sob aquele momento único e primordial na vida de cada jogador? Pois é, lá, os guerreiros bicolores fizeram a história acontecer, e quis o destino que o caneco de Campeão dos Campeões desembarcasse em solo Amazônico. Um feito que não se pode jamais esquecer, de tal forma, de deixar passar e não reverenciar os ídolos daquele jogo que serviu como o passaporte do Paysandu para a Taça Libertadores da América de 2003.

O Paysandu havia conquistado o direito de participar da terceira e última edição da Copa dos Campeões após ganhar o título da última edição da Copa Norte, também em 2002, em cima da equipe do São Raimundo, do Amazonas, por 3 a 0, em um dia de festa e alegria no Estádio da Curuzu. O meia Lecheva foi o artilheiro da competição, marcando 9 gols no geral.

Após a conquista do título regional, o clube paraense garantiu a sua passagem para a Copa dos Campeões. Nela, 16 equipes estavam na disputa para a tão sonhada vaga para a Taça Libertadores da América do ano seguinte. No grupo do Paysandu, estavam, o Fluminense-RJ, o Náutico-PE e o Corinthians-SP. No fim, o Paysandu acabou terminando a primeira fase da competição na primeira colocação, com 5 pontos conquistados, empatado com o tricolor das laranjeiras.

Nas quartas de final, o Paysandu se deparou com a forte equipe do Bahia, onde as duas equipes travaram um verdadeiro duelo. Mas no final, os bicolores garantiram a vitória por 2 a 1, e o encontro com Palmeiras do goleiro Marcos, que estava com mais de 270 minutos sem sofrer um gol, desde a Copa do Mundo daquele ano, onde ele foi campeão com a Seleção Brasileira. Mas o Paysandu se agigantou diante dos adversários, e Albertinho comandou a festa bicolor no Mangueirão, com os 3 a 1 que garantiu a classificação do Paysandu para a grande final da competição.

O primeiro jogo entre Paysandu x Cruzeiro realizado no Estádio Mangueirão, com a presença de mais de 40 mil torcedores alvicelestes para apoiar o Paysandu em busca da vantagem para o jogo de volta. Só que os bicolores acabaram perdendo para os adversários dentro de casa por 2 a 1. O que dificultava consideravelmente a conquista do título, mas que não desanimava o elenco bicolor que estava focado para a conquista desse título.

Em Fortaleza, local da grande final da Copa dos Campeões, uma verdadeira avalanche bicolor invadiu a capita do Ceará para apoiar o Paysandu em busca do título inédito. No jogo, que teve nove gols marcados, o 4 a 3 em favor do Paysandu fez com que a decisão do título fosse para a marca do pênalti. Lá, os 3 a 0 em favor do Paysandu, com os gols de Gino, Velber e Luís Fernando, e as três defesas do goleiro Marcão, escreveram na história do futebol brasileiro o grande feito que o Paysandu fez acontecer.

 

O eterno Campeão dos Campeões, o único representante da Região Norte do Brasil a ir para uma edição da Taça Libertadores da América, o maior representante do futebol da Amazônia, o Papão da Curuzu, que comemora os 12 anos da conquista marcada na sua história centenária e também no seu escudo oficial. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Paysandu fecha parceria com o Zé Delivery e oferece benefícios especiais para o sócio torcedor
25 de março de 2024Paysandu fecha parceria com o Zé Delivery e oferece benefícios especiais para o sócio torcedor
Últimas unidades de títulos de sócio remido estão à venda na Sede Social
25 de março de 2024Últimas unidades de títulos de sócio remido estão à venda na Sede Social
Nota de esclarecimento sobre o uso de sinalizadores
25 de março de 2024Nota de esclarecimento sobre o uso de sinalizadores
Papão se classifica com goleada na Curuzu lotada
24 de março de 2024Papão se classifica com goleada na Curuzu lotada
Papão é superado em Manaus (AM)
20 de março de 2024Papão é superado em Manaus (AM)