
Quando se trata de torcer pelo Paysandu, até quem não mora no Brasil acaba se rendendo as cores alviceleste. E foi o que aconteceu com o jovem estudante de intercâmbio Lassi Laakkonen, que está residindo em Belém para estudar linguagens e cultura brasileira. Lassi é natural da Finlândia, país do Norte da Europa, possuindo uma população média de 5 milhões de habitantes.
Ele já está em Belém a cerca de 7 meses, onde nesse tempo, tem hospedagem na casa do seu irmão de intercâmbio, Mauro Borges. Lassi é amante do futebol, onde na Finlândia, torce para o Kotkan Työväen Palloilijat, clube da sua cidade natal que subiu para a primeira divisão do Campeonato Finlandês neste ano, e isso facilitou para que Mauro, convencesse de torcer para o Paysandu aqui no Brasil. Os dois acompanham juntos aos jogos do clube bicolor desde a reabertura da Curuzu, em agosto do ano passado, quando o Paysandu venceu a equipe do Salgueiro por 1 a 0.
Ele estava em partidas memoráveis do Paysandu no ano passado, como na final da Série C, onde o Paysandu empatou com o Macaé em 3 a 3, no jogo que ficou marcado pela bela festa que a torcida proporcionou, com os seus mais de 35 mil torcedores.
Lassi comentou sobre a primeira impressão que teve ao ver a torcida do Paysandu no Estádio da Curuzu. “O que pude ver foi uma torcida totalmente dominante, que incentiva o time e empurra os jogadores em busca da vitória. O futebol na Finlândia não leva muitas pessoas aos estádios, diferente daqui, que os torcedores vão e lotam a Curuzu e o Mangueirão para apoiar o Paysandu”, disse o torcedor finlandês.
No início deste ano, Lassi decidiu por decisão própria que iria se associar ao programa Sócio Bicolor, onde segundo ele, é a melhor forma de contribuir para o crescimento do clube. “Decidi me associar ao Sócio Bicolor para ajudar o Paysandu de alguma forma. Os torcedores bicolores devem fazer o mesmo pois o clube precisa do seu torcedor, isso faz com que o clube cresça mais e invista mais no futebol e em outros locais”, disse.
Fã dos volantes Ricardo Capanema e Augusto Recife, Lassi não poupou elogios para os dois, e na visita que realizou no Estádio da Curuzu na tarde da última terça-feira (10), ele teve a oportunidade de conhecer os dois pessoalmente, além de outros jogadores do elenco bicolor, onde tirou várias fotos e trocou uma boa conversa. Veja o vídeo de como foi a visita de Lassi Laakkonen na Curuzu, produzido pela PapãoTV:
Ele irá ficar aqui em Belém até o próximo dia 2 de Julho, dia em que seu intercâmbio termina, e quando ele terá que voltar novamente para a sua terra natal. Mas segundo ele, as lembranças, e as imagens da torcida do Paysandu ficarão com ele guardadas na memória. “Tenho muitas fotos e vídeos da torcida e dos jogos comigo, além de lembranças de momentos que passei aqui na Curuzu e no Mangueirão. Podem ter certeza que quando eu voltar para a Finlândia estarei acompanhando os jogos do Papão, e mostrarei o Paysandu na minha cidade natal e para a Finlândia”, finaliza.