
Os avanços nas análises quanto ao rendimento dos jogadores dentro de campo e nos treinamentos, além da criação de novos métodos preventivos nestes atletas, faz com que o Departamento Médico e o Departamento de Fisiologia ganhem maior destaque dentro dos clubes de futebol. No caso do Paysandu, com o seu Departamento de Fisiologia, tendo o comando do fisiologista Adriano Lima, os métodos feitos pelo fisiologista do clube ganharam destaque nacional e internacional.
Na última semana, um artigo científico desenvolvido pelo fisiologista do Paysandu foi publicado na Revista Brasileira de Medicina no Esporte, uma das melhores revistas científicas do mundo, onde possui os melhores artigos do gênero no mundo. Segundo Adriano, o artigo trata do perfil individual das concentrações sanguíneas em jogadores de futebol de elite, analisando as concentrações de CK (Creatina Kinase) em diferentes períodos durante uma competição.
Adriano Lima falou sobre a função destes estudos com os atletas do elenco profissional do Paysandu, e do controle que estes estudos possuem dentro do rendimento dos atletas. “Com estes resultados podemos ter um maior controle quanto ao rendimento dos atletas, vendo também as prováveis chances de termos um atleta com uma fadiga muscular maior ou com um risco de sofrer uma lesão por conta das sequências de jogos”, disse o fisiologista.
O artigo completo está disponível neste link, em português, inglês e espanhol.