notícias

70 anos dos 7 x 0: Relembre o dia em que foi escrita a maior goleada sobre o Remo

icone de bola de futebol

“Pintou um sete numa tela azul, um feito sem defeito do Papão da Curuzu”. E é assim, com a letra da marchinha de Pires Cavalcante, que podemos definir o que foi aquele dia 22 de Julho de 1945. Era uma tarde ensolarada, o Estádio Evandro Almeida, conhecido como Baenão, estava tomado de torcedores azulinos e bicolores que vieram acompanhar o clássico válido pelo primeiro turno do Campeonato Paraense, tendo todos os ingredientes necessários para se ter uma tarde de futebol disputado, mas aquele dia iria trazer algo a mais para o Paysandu.

Coube ao árbitro Alberto Monard da Gama Malcher e aos assistentes Antonio Francisco Monteiro e Madson Leite Vasconcelos Anormalidades, dirigirem a ordem naquele jogo. O primeiro tempo de partida terminou com um placar magro de 1 a 0 para o Paysandu, mas a segunda etapa trouxe mais seis gols, e foi escrito na história do futebol uma das maiores goleadas em cima de um rival: 7 a 0 do Paysandu sobre o Remo, dentro da casa dos adversários.

A CRÔNICA:

O primeiro tempo da partida foi, de certa forma, bastante difícil para as intensões do Paysandu. Os bicolores tentavam a todo custo abrir o placar, coisa que aconteceu somente aos 37 minutos com Hélio. O centroavante bicolor disputou a bola no ar com o marcador azulino e, na sobra de bola, o atacante bicolor abriu a contagem. No final do primeiro tempo, foram expulsos um de cada lado após uma confusão. Arleto, pelo lado do Paysandu, e Vicente, pelo lado do Remo.

Com um a menos de cada lado, a segunda etapa se tornou mais aberta. E logo no primeiro minuto, Farias marcou o segundo gol bicolor. Após este gol, foi dada a abertura para o placar histórico e elástico. Soiá marcou aos 4, aos 6 e aos 20 minutos. Hélio, novamente, aos 24 minutos e Nascimento, aos 44 minutos, deram números finais a partida e pintaram um 7 não somente em uma tela azul, mas na história do futebol do Pará, do Brasil e do mundo.

A ATUAÇÃO DA EQUIPE BICOLOR:

Um dos jornais que cobriu a honrosa vitória do Paysandu neste dia foi o jornal “A Vanguarda”, que trouxe o seguinte relato sobre a atuação da equipe bicolor, em uma crônica feita no dia seguinte após a goleada:

“Time do Paysandu está fazendo a defesa cerrada. Mesmo ainda nos primeiros passos, o quadro campeão já demonstra melhor produção do que nos dois jogos atrás. Nota-se uma defesa mais homogênea e um ataque pecando em certos momentos pelo "catedratismo", mas positivo e capaz de grandes arrancadas. Palmério, ontem, não teve trabalho. Mas no primeiro tempo em que predominou forte pressão azulina, o goleiro do "Papão" não teve tempo de se exibir. Izan fez a melhor partida em toda sua vida futebolística. Anulou Jango, não dando oportunidade ao comandante remista de fazer um só arremesso.

A linha média, homogênea. Na turma da vanguarda, sobressaíram todos, inclusive Hélio, voltando a forma aos poucos. Arleto estava em dia de gala. Guimarães foi o cérebro do ataque.

O time do Remo pecou por apresentar Mariozinho e Rubens na linha intermediária. O primeiro, um médio de poucos recursos e o segundo, fora de forma física. Caindo de produção no segundo tempo, Rubens comprometeu. Tico-Tico falhou em inúmeros lances. A zaga, fraca. Na vanguarda do Remo, apenas Capi dava combate e Monard demonstrava boa vontade. O resto nulo. Jango comprometeu.”

FICHA TÉCNICA:

PAYSANDU: Palmério, Izan e Athenagoras; Mariano, Manoel Pedro e Nascimento; Arleto, Hélio, Guimarães, Farias e Soiá.

REMO: Tico-Tico, Jesus e Expedito; Mariosinho, Rubens e Vicente; Monard, Jiju, Jango, Capi e Boró.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com virada na Curuzu lotada, Papão conquista terceira vitória seguida
30 de junho de 2025Com virada na Curuzu lotada, Papão conquista terceira vitória seguida
Nova integrante da comissão técnica, psicóloga Thaysse Gomes lidera dinâmica para o elenco bicolor
25 de junho de 2025Nova integrante da comissão técnica, psicóloga Thaysse Gomes lidera dinâmica para o elenco bicolor
Atacante Thalyson é emprestado para o Águia
24 de junho de 2025Atacante Thalyson é emprestado para o Águia
Média de público do Paysandu no ano é equivalente à capacidade máxima da Curuzu
23 de junho de 2025Média de público do Paysandu no ano é equivalente à capacidade máxima da Curuzu
Paysandu lança promoção de ingressos para jogo contra a Ferroviária-SP
23 de junho de 2025Paysandu lança promoção de ingressos para jogo contra a Ferroviária-SP

PATROCINADORES MASTERS

logo da empresa gingabet logo da empresa banpara

PATROCINADORES

MirellaCarimbó da sortelogo Sankhyatijuca cerpa cerveja pilselogo Alubarlogo Zilmarmuvi10Resolve Energia SolarRodrugues Colchoeslogo Printlogo revemarlogo Jinviolavelpatrocinador unicesumar

PARCEIROS

logo Amaral Costalogo CCIlogo Porto Dias Saúdelogo DIMAAGEMlogo Leinertexlogo no pragaslogo EquatorialAtacadão do Suplemento

MATERIAL ESPORTIVO

logo Lobo Azul

FORMAÇÃO DE ATLETAS

logo Selo Formador

OUTROS PARCEIROS

logo Pinheiro Sereni