notícias

Paysandu inicia trabalho de padronização contábil exigido pela CBF

icone de bola de futebol

Quinta maior empresa de auditoria e consultoria no País, a BDO RCS Brasil começou a analisar recentemente todos os procedimentos contábeis do Paysandu Sport Club. Além de aperfeiçoar e profissionalizar cada vez mais a área administrativa do clube, um dos principais objetivos do trabalho é qualificar e licenciar o Paysandu para a padronização contábil da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que exige a adaptação dos participantes da Série B do Campeonato Brasileiro até 2019.

Iniciadas na segunda quinzena de abril, as auditorias devem durar cerca de três meses. O clube já começou a enviar documentações para especialistas de fora do Pará, além de ter recebido auditorias in loco de profissionais da BDO RCS Brasil de Belém, Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo. “O serviço vai ser concluído com um relatório detalhado informando todos os procedimentos que necessitam ser corrigidos, para nos adaptarmos à legislação vigente”, explicou o diretor Administrativo bicolor, Maurício Ettinger.

A CBF, que também atua em parceria com a empresa contratada, quer possibilitar aos clubes maior clareza e transparência na geração e divulgação de dados. A prestação de serviços firmada com o Paysandu prevê que a BDO faça uma auditoria de procedimentos contábeis, trabalhistas, fiscais e tributários. “Com isso, vamos ver se estamos trabalhando dentro da legislação, vamos verificar se podemos diminuir a carga tributária e se podemos pagar menos imposto. Essa auditoria também já vai nos preparar para a qualificação da CBF de 2019”, completou o diretor Administrativo do clube.

O presidente Tony Couceiro destaca os pontos positivos da parceria com a BDO

Para o presidente Tony Couceiro, o Paysandu só tem a ganhar com a orientação. “A BDO é uma das maiores empresas de consultoria do mundo e com um conhecimento profundo sobre o terceiro setor, principalmente o futebol. A consultoria nas áreas fiscal, administrativa e contábil trará mais controle e apontará os caminhos para o clube ficar mais organizado administrativamente em um futuro próximo, protegendo o clube e proporcionando ganhos diretos, facilitando inclusive o licenciamento do Paysandu junto à CBF, processo que começou este ano na Série A e ano que vem começa a ser cobrado dos clubes de Série B”, projetou o dirigente.

Os recursos provenientes de bilheteria estarão especificados na documentação

Segundo a CBF, entre muitos temas e orientações do projeto, os documentos especificam, por exemplo, como deve ser lançada a entrada de recursos provenientes de bilheteria, direitos de transmissão e de imagem, publicidade, patrocínio, taxas de registro, recadastramento, multa do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), entre outros. E, assim também, a adequada alocação das despesas.

Em setembro do ano passado, a 10ª edição da pesquisa Valor das Marcas e Finanças dos Clubes Brasileiros, produzida pela BDO, mostrou que a marca Paysandu foi a segunda que mais cresceu entre 40 equipes nacionais nos últimos cinco anos, passando de R$ 8,5 milhões, em 2013, para R$ 27 milhões, na época.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ingressos para o jogo contra o Atlético-GO já estão à venda
06 de julho de 2025Ingressos para o jogo contra o Atlético-GO já estão à venda
Nota oficial
04 de julho de 2025Nota oficial
Benjamín Borasi não é mais atleta bicolor
02 de julho de 2025Benjamín Borasi não é mais atleta bicolor
Paysandu registra maior público do ano na Curuzu em vitória sobre a Ferroviária-SP
01 de julho de 2025Paysandu registra maior público do ano na Curuzu em vitória sobre a Ferroviária-SP
Com virada na Curuzu lotada, Papão conquista terceira vitória seguida
30 de junho de 2025Com virada na Curuzu lotada, Papão conquista terceira vitória seguida

PATROCINADORES MASTERS

logo da empresa gingabet logo da empresa banpara

PATROCINADORES

MirellaCarimbó da sortelogo Sankhyatijuca cerpa cerveja pilselogo Alubarlogo Zilmarmuvi10Resolve Energia SolarRodrugues Colchoeslogo Printlogo revemarlogo Jinviolavelpatrocinador unicesumar

PARCEIROS

logo Amaral Costalogo CCIlogo Porto Dias Saúdelogo DIMAAGEMlogo Leinertexlogo no pragaslogo EquatorialAtacadão do Suplemento

MATERIAL ESPORTIVO

logo Lobo Azul

FORMAÇÃO DE ATLETAS

logo Selo Formador

OUTROS PARCEIROS

logo Pinheiro Sereni