
O Paysandu Sport Club é o único da Região presente na recente pesquisa do Ibope Repucom, que produziu um ranking com as 20 maiores torcidas do Brasil. Nenhum outro clube do Pará e até mesmo do Norte aparece na lista, composta por 17 equipes da Série A, duas da B e uma da C. A imensa e apayxonada Nação Bicolor também é dona do maior público do ano na Amazônia, já que entupiu o Estádio Mangueirão na última quarta-feira (16), quando 35 mil pessoas empurraram o Papão na conquista do bicampeonato do Copa Verde, o 53º título da história do Lobo.
De acordo com o presidente Tony Couceiro, o estudo apenas ratifica a força da Fiel, sem causar surpresa. "Isso não é novidade para o Paysandu, a gente sabe disso, a gente tem essa certeza de que a nossa torcida é grande e que cada vez ela aumenta mais. O papel do torcedor é o mais importante de todo o clube. Sem o torcedor, não haveria o clube, não haveria renda, não haveria o Sócio Bicolor e não haveria a Lobo", agradeceu o dirigente.
Fiel fez ruas de fogo para receber a delegação na chegada ao Mangueirão
Na grande decisão entre Paysandu e Atlético-ES, foram 28.900 pagantes, 4.000 sócios bicolores e 2.100 credenciados, que geraram uma renda de R$ 1.239.000,00, também a maior de 2018 no Norte. O tamanho da torcida foi comprovado antes mesmo da final, uma vez que todos os ingressos foram vendidos com dois dias de antecedência da partida. "Eu já conheço a torcida do Paysandu há alguns anos, conheço sua força e esperava, sim, uma grande festa no Mangueirão, mas confesso que nunca tinha visto isso, todas as entradas foram comercializadas em apenas 72 horas. Nem naquele nosso jogo contra o Fluminense-RJ, pela Copa do Brasil de 2015, nós vimos toda essa mobilização", comentou o técnico Dado Cavalcanti.
Dentro do estádio, o espetáculo continuou com um mosaico incrível
Para o sócio bicolor Daniel Cavalcanti Albuquerque, ver a torcida do Paysandu entre as maiores do Brasil é motivo de orgulho. "Acho que dá um ânimo ainda maior não só para mim, mas para toda a torcida continuar fazendo essas festas que nos últimos anos a arquibancada vem proporcionando. Pela importância do jogo da Copa Verde, brigando por mais um título nacional, parece que a vibe da torcida estava acima da média na quarta-feira, a festa foi linda e a torcida estava com uma empolgação contagiante demais", enalteceu.
A Nação Bicolor é uma das maiores torcidas do Brasil, segundo o Ibope
Já o zagueiro Diego Ivo considera a Fiel como o combustível que abastece o time. “Falar da torcida do Paysandu é fácil. É uma torcida fantástica, que nos apoia tanto dentro de casa quanto fora. Fomos jogar várias partidas longe de Belém este ano e nós sentimos uma pressão positiva muito grande, porque a gente via que tinha muito torcedor do Paysandu. Então, eu só tenho que dar os parabéns a essa torcida. Não é à toa que é a maior do Norte e está entre as 20 maiores do Brasil. Dá gosto jogar para essa torcida. A única coisa que posso pedir é para que eles continuem nos apoiando, que juntos somos mais fortes”, destacou o capitão bicolor.
Veja quais são as 20 maiores torcidas do futebol brasileiro, segundo o Ibope Repucom:
1. 23% – Flamengo-RJ
2. 19% – Corinthians-SP
3. 10% – São Paulo
4. 9% – Palmeiras-SP
5. 6% – Vasco-RJ
6. 4% – Grêmio-RS
7. 4% – Santos-SP
8. 4% – Cruzeiro-MG
9. 3% – Internacional-RS
10. 3% – Atlético-MG
11. 2% – Sport-PE
12. 2% – Fluminense-RJ
13. 2% – Bahia
14. 2% – Botafogo-RJ
15. 1% – Vitória-BA
16. 1% – Ceará
17. 1% – Santa Cruz-PE
18. 1% – Atlético-PR
19. 0,5% – Paysandu
20. 0,5% – Fortaleza-CE