notícias

Bicolores realizam exames de Covid-19 no Hospital Porto Dias

icone de bola de futebol

Por meio da expansão da parceria junto ao Porto Dias Saúde, o elenco de futebol profissional do Paysandu Sport Club realizou, entre ontem e esta quinta-feira (25), a fase de exames de Covid-19, conforme prevê o protocolo de combate ao novo coronavírus desenvolvido pela Diretoria de Saúde do clube, com vistas ao retorno dos treinos presenciais da equipe. Ao todo, 70 bicolores, entre atletas, integrantes da comissão técnica, direção, colaboradores e funcionários, foram examinados no Hospital Porto Dias em dois grupos de 35 pessoas cada. A reapresentação do elenco no Estádio da Curuzu está marcada para a manhã da próxima segunda-feira (29), quando as atividades in loco finalmente serão reiniciadas.

Com máscaras, uso frequente de álcool em gel e distanciamento social respeitado, o time seguiu as recomendações clínicas de proteção à saúde e não teve contato com nenhum paciente do hospital. O Porto Dias reservou um amplo espaço exclusivo para atendimento ao Paysandu. Ontem e hoje, o tempo total de permanência na unidade foi de aproximadamente 30 minutos, em uma área próxima da porta de entrada e saída, semelhante a um auditório.

Segundo o médico bicolor, todos realizaram coleta de sangue para análise através da pesquisa de anticorpos IGM e IGG. “A partir desses resultados, nós formaremos grupos específicos de treinos e iniciaremos a segunda fase de treinamento. Contamos aqui com todo o suporte tecnológico e técnico do Hospital Porto Dias, que nos ofereceu uma ampla estrutura, em que podemos realizar essa etapa na maior segurança possível. Tivemos o cuidado de dividir todo o grupo de trabalho em dois, tudo isso prezando pela segurança e contando com a ajuda do Porto Dias Saúde. Nosso protocolo tem um fluxograma bem didático que explica para onde cada atleta ou funcionário vai de acordo com o seu resultado. Caso apresente o IGG positivo e IGM negativo, é considerado que indivíduo teve contato com o vírus e pode trabalhar com mais tranquilidade, apesar de não podermos afirmar imunidade. Todos que tiverem esse resultado vão formar um grupo específico”, detalhou Edilson Andrade.

O zagueiro Perema e o gerente de RH Manoel Mecias foram testados no segundo dia

O presidente Ricardo Gluck Paul, que também realizou exames junto com o vice-presidente de Gestão, Maurício Ettinger, destacou o planejamento interno do clube. “O Paysandu vem se organizando já há muito tempo. O Paysandu planejou esse retorno, não é um retorno abrupto, muito pelo contrário, a gente vem se planejando há muito tempo. Instalamos câmeras de desinfecção tanto na Curuzu como na Sede Social. Temos um protocolo muito elogiado não só pelo Município, mas também por outras autoridades que o avaliaram. É fruto de um estudo do departamento de saúde e mais 14 áreas do Paysandu, que uniu também várias boas práticas de vários clubes do Brasil. E sem dúvida alguma, portanto, é um excelente planejamento que agora passa a ser executado. Saímos na frente porque começamos a planejar na frente e a gente entende que é muito importante voltar a treinar para manter o nosso elenco ativo”, afirmou.

Diego Matos, Tony e Vinícius Leite fizeram os exames na tarde de ontem

O dirigente também ressaltou a importância da parceria com o Porto Dias Saúde para a retomada das atividades presenciais. “É muito fundamental esse passo dado com um parceiro do porte do Porto Dias, que, sem dúvida nenhuma, tornou possível esse nosso retorno aos treinos de futebol com segurança. O Paysandu inicia agora o seu primeiro processo, que é o de triagem. Tão longo encerrada essa fase de triagem, a gente já começa a fazer os nossos testes e exames físicos para, finalmente, em consonância com a vigilância sanitária, a autoridade municipal, que já avaliou o nosso protocolo, a gente poder efetivamente voltar a treinar e manter o nosso elenco ativo para treinar em preparação para os campeonatos que se apresentarão. O Paysandu foi muito bem recebido aqui no Hospital Porto Dias, que é o nosso principal parceiro nessa retomada de temporada em plena pandemia. Não poderíamos deixar de ter um parceiro forte como esse ao nosso lado”, reconheceu.

Para o diretor clínico do Hospital Porto Dias, a ampliação da parceria com o Paysandu é satisfatória. “A gente viveu meses muito difíceis, na linha de frente de combate ao novo coronavírus, o que consumiu muito trabalho e energia. A gente sabe da importância de retomada da normalidade. O futebol, especialmente na nossa cidade, é uma paixão muito grande da população. A gente está muito feliz, através da marca Porto Dias Saúde, de participar da retomada e do restabelecimento da normalidade, das atividades de lazer e do esporte, uma das mais importantes”, declarou.

O Porto Dias Saúde é um dos maiores parceiros durante a pandemia de Covid-19

Já o diretor de Futebol Felipe Albuquerque explicou quais serão as próximas etapas a partir de agora. “Os resultados vão sair a tempo de no sábado fazermos os trabalhos de checagem dos atletas. Vamos refazer os testes físicos, fisiológicos e fisioterápicos. Vamos retomar essa caminhada 100 dias depois da paralisação”, adiantou.

Um dos jogadores avaliados neste primeiro dia, o atacante Nicolas demonstrou sua felicidade pelo retorno. “Espero que a gente possa ter um aproveitamento muito bom de atletas, comissão e funcionários sem a testagem positiva. Muito feliz, foram longos noventa e poucos dias de espera, essenciais pelo momento que estávamos passando. Felizmente agora Belém e o Estado do Pará deram uma amenizada, então acredito que seja o momento certo, oportuno para gente estar voltando, retomando nossas atividades. Obviamente sempre muito seguro daquilo que estamos fazendo, mas a gente realmente precisa pensar no nosso retorno, com o maior nível de segurança possível. Acho que é o momento certo e esperamos voltar todos bem”, comentou.

O atacante Nicolas fez elogios ao hospital para o diretor clínico Diogo Porto Dias

Entre os dias 27 e 28 deste mês, sábado e domingo, a equipe fará uma série de avaliações e testes físicos na Curuzu. Na segunda-feira (29), o grupo se reapresenta no estádio bicolor para recomeçar os treinos presenciais com grupos divididos de seis a oito atletas, em horários alternados e com distanciamento social dentro do campo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Paysandu fecha parceria com o Zé Delivery e oferece benefícios especiais para o sócio torcedor
25 de março de 2024Paysandu fecha parceria com o Zé Delivery e oferece benefícios especiais para o sócio torcedor
Últimas unidades de títulos de sócio remido estão à venda na Sede Social
25 de março de 2024Últimas unidades de títulos de sócio remido estão à venda na Sede Social
Nota de esclarecimento sobre o uso de sinalizadores
25 de março de 2024Nota de esclarecimento sobre o uso de sinalizadores
Papão se classifica com goleada na Curuzu lotada
24 de março de 2024Papão se classifica com goleada na Curuzu lotada
Papão é superado em Manaus (AM)
20 de março de 2024Papão é superado em Manaus (AM)