notícias

Com dinheiro do Pix do Julinho, Papão contrata empresa que faz campos da Copa do Qatar para implantar gramado no CT

icone de bola de futebol

Mais uma vez a Fiel foi decisiva. Sempre atuante e engajada nas ações e campanhas criadas pelo Paysandu Sport Club, a imensa e apayxonada torcida bicolor arrecadou mais de R$ 40 mil através do Pix do Julinho, lançado há um mês. Esse dinheiro deu ao clube sustentação inicial para contratar a GreenLeaf, empresa brasileira de construção e manutenção de gramados esportivos de arenas de Copa do Mundo que vai fazer os cinco campos do Centro de Treinamento Raul Aguilera.

De acordo com o presidente Mauricio Ettinger, a nova colaboração da Fiel dará mais celeridade às obras. “Primeiro começamos com o pix, que foi um sucesso, e agora a torcida está comprando o Julinho nas lojas Lobo. Agradecemos demais a todo esse apoio que temos recebido. E agora, que o torcedor já sabe onde esse dinheiro está sendo investido, acreditamos que as vendas vão continuar boas, pois o CT é um sonho de todos nós que somos apayxonados pelo Paysandu. Quanto maior for a nossa arrecadação, menor será o prazo de entrega dos campos”, explicou o dirigente.

Ainda segundo Mauricio Ettinger, o recurso para construção de um dos campos já estava garantido com a doação de um grupo de abnegados. “Agora, com a GreenLeaf, aumentaremos o nível de qualidade de nossos gramados, pois trata-se da principal empresa de gramados do Brasil e uma das melhores do mundo”, completou o presidente.

Há mais de três décadas no mercado, a GreenLeaf fará o gramado de cinco dos oito estádios que vão receber jogos da Copa do Mundo de 2022, Al Janoub, Al Thumama Stadium, Education City, Al Bayt Stadium EM e Ahmad Bin Ali. No Brasil, a empresa faz a manutenção de algumas das principais arenas do país, como Castelão, Fonte Nova, Maracanã, Mané Garrincha, Mineirão e Pernambuco. “Também cuidamos do CT do Ninho do Urubu, Cidade do Galo, CT do Vasco, Fluminense, Bahia e alguns outros. Vamos entregar o que há de melhor no mundo ao Papão da Curuzu”, afirmou o sócio-próprietario Flávio Piquet.

A GreenLeaf está no mercado há mais de três décadas

Há 20 anos, a GreenLeaf fez a reforma do Mangueirão. Na época, o gramado do Estádio Olímpico do Pará tornou-se o primeiro do Brasil considerado padrão Fifa. Na Copa de 2014, o campo da Arena da Amazônia, em Manaus (AM), também foi construído pela empresa, que realiza serviços em todas as partes do mundo e enfrenta diferentes climas. “Temos de nos adaptar às condições de cada região. No Qatar, por exemplo, faz 55 graus, só chove em média nove dias em um ano e conseguimos entregar verdadeiros tapetes. Em um dos estádio, o Al Janoub, nós batemos o recorde mundial de plantio de um gramado, que era de 13 horas, feito por uma empresa do Reino Unido, e nós conseguimos em seis horas e 31 minutos. Inclusive, a semifinal do Mundial desse ano foi lá”, contou o empresário.

A GreenLeaf vai prestar consultoria técnica e executar a construção dos campos com toda a sua expertise em terraplanagem e levantamento topográfico, sistemas de irrigação e drenagem, controle de ervas daninhas, preparo do solo e plantio, controle preventivo e/ou sintomático de pragas e doenças e manutenção pós-plantio.

O primeiro passo será fazer a drenagem do terreno, abertura de valas e instalação de coletores, que terão 10 cm de brita. Em seguida vem a irrigação, com 36 aspersores por campo, todos em Valve In Head, que significa que cada aspersor da irrigação terá vida própria, diferente das antigas, quando acionavam de cinco a seis aspersores de um vez por ramal.

A última etapa é o plantio final da grama por Spriggs, que é através de rizomas e estolões aplicados ao solo previamente preparado, sistema que permite grande economia de valor, mas necessita de uma irrigação eficiente, assim como acompanhamento técnico constante. Por isso que a GreenLeaf vai utilizar a irrigação através de aspersores do tipo Valve In Head, que é a mesma usada em campos de golf, para irrigar a grama de maneira suave, e possui inúmeras vantagens, como abertura e fechamento instantâneo, que eliminam a marca de água quando a pressão abaixa no fechamento, o que possibilita a temporização diferenciada que não irriga nem a mais e nem a menos a grama. “A drenagem dos campos será muito forte para suportar a chuva local, com areia na granulometria dentro da curva da Fifa. Todas as camadas do campo serão niveladas a laser”, finalizou Flávio Piquet.

Os cinco campos do CT Raul Aguilera serão construídos com grama tipo Bermudas Celebration, a mesma do Maracanã, Mineirão e Mané Garrincha. A previsão de entrega completa da obra, com os cinco campos em funcionamento, é para novembro deste ano.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Papão é superado em casa
11 de agosto de 2025Papão é superado em casa
Oitava edição da corrida Campeão dos Campeões homenageia beneméritos do Paysandu
11 de agosto de 2025Oitava edição da corrida Campeão dos Campeões homenageia beneméritos do Paysandu
Atleta Keffel tem contrato rescindido com o clube
11 de agosto de 2025Atleta Keffel tem contrato rescindido com o clube
Cirurgia de Matheus Vargas é realizada com sucesso
09 de agosto de 2025Cirurgia de Matheus Vargas é realizada com sucesso
Ingressos para a partida contra o Vila Nova-GO já estão à venda
05 de agosto de 2025Ingressos para a partida contra o Vila Nova-GO já estão à venda

PATROCINADORES MASTERS

logo da empresa gingabet logo da empresa banpara

PATROCINADORES

MirellaFalta ModelCarimbó da sorteBiovalle Nutritionlogo Sankhyatijuca cerpa cerveja pilselogo Alubarlogo ZilmarResolve Energia SolarRodrugues Colchoeslogo Printlogo revemarlogo Jinviolavelpatrocinador unicesumar

PARCEIROS

logo Amaral Costalogo CCIlogo Porto Dias Saúdelogo DIMAAGEMlogo Leinertexlogo no pragaslogo EquatorialAtacadão do Suplemento

MATERIAL ESPORTIVO

logo Lobo Azul

FORMAÇÃO DE ATLETAS

logo Selo Formador

OUTROS PARCEIROS

logo Pinheiro Sereni