
O Departamento Médico do Paysandu investe forte no trabalho de prevenção de lesão nos seus atletas, e prova disso está sendo o trabalho feito por um dos médicos do clube, Dr. Flávio Freire, que consiste em uma verdadeira maratona de exames que repara a musculatura e a parte óssea do atleta. Os exames estão sendo realizados em um um centro de avaliações biomecânicas e cardiorespiratórias.
O Dr. Flávio Freire comentou sobre a finalidade destes exames nos atletas do Paysandu. “Nós estamos implantando um protocolo em conjunto com o Departamento de Fisiologia do clube, onde a gente trabalha em cima do trabalho preventivo nos atletas. Usamos vários métodos para podermos analisar a musculatura, tendo a maior eficácia diante dos resultados apresentados pelos atletas, para prevenir eles de qualquer tipo de lesão que possa aparecer futuramente”, disse o médico.
Os atletas do Paysandu estão realizando os exames de termografia, na utilização de uma câmera termográfica que possui a capacidade de destacar se o metabolismo do músculo está mais acelerado ou não, e com isso, mostrando se o atleta tem chances ou não de adquirir uma lesão durante os jogos.
Outro método utilizado para examinar os atletas, é a dinamometria isocinética, utilizada para analisar o equilíbrio da biomecânica dos membros inferiores. Assim, é possível verificar se a musculatura posterior e anteriores estão em equilíbrio. Os dados destes exames mostram se caso o atleta está com um desequilíbrio ou não na sua musculatura inferior.
Além disso, é também realizado nos atletas a ventilometria, que analisa os gases respiratórios expelidos por eles, um teste em que o jogador percorre um tempo de 20 minutos em uma esteira usando uma máscara que coletará os resultados. Com isso conseguem analisar a performance respiratória de cada um.
Por fim, os atletas passarão pelos exames de baropodometria, mais conhecido como o “teste da pisada”, que consiste em o atleta caminhar por uma plataforma onde é possível analisar a forma do pé e tipo de pisada, verificando se há alguma anormalidade ou não. Nesse exame, é possível ver se eles poderão sofrer algum tipo de lesão por estresse e a maneira que cada um pisa, evitando calosidades, processos inflamatórios no pé e até algumas fraturas por estresse.
O médico do Paysandu ressaltou a importância de se realizar estes exames em todos os jogadores do Paysandu “Isso é muito importante para que a gente possa ter durante a nossa temporada uma tranquilidade maior quanto ao número de jogadores com lesões, que com estes exames, diminui consideravelmente. Estamos fazendo esta bateria de exames antes do Paysandu começar a sua temporada na Série C, para que a gente possa ter um elenco forte e preparado para todos os jogos que virão pela frente”, finaliza.