Filipe Faraon, nadador do Paysandu Sport Club, conquistou oito medalhas nos Jogos Mundiais Policiais e de Bombeiros em Winnipeg, no Canadá. O atleta venceu as provas dos 50 metros livre e borboleta, além de ter ido ao pódio em quatro revezamentos e outras duas provas individuais. Mesmo com uma concorrência de nível técnico elevado, o desempenho do paraense foi melhor em comparação aos jogos do ano passado, na Holanda, quando conquistou seis medalhas.
Essa é a 20ª edição dos Jogos Mundiais Policiais e de Bombeiros, que ocorrem a cada dois anos, desde 1985. Em Winnipeg são cerca de 8,5 mil atletas de mais de 60 países em 63 esportes, que competem no período de 28 de julho a 6 de agosto.
Parte da estrutura usada foi criada para os Jogos Panamericanos de 1999 – incluindo a piscina, nomeada de Pan Am Pool. A próxima edição será em 2025, em Birmingham, nos Estados Unidos.
Filipe Faron levou o Brasil ao lugar mais alto do pódio
Filipe Faraon é atual campeão mundial máster, com recorde do campeonato, quebrado na edição de 2019, na Coreia do Sul. Na última competição de preparação, há um mês, o nadador do Papão teve o melhor índice técnico masculino no Campeonato Paraense de Natação Máster da Federação Paraense de Desportos Aquáticos (FPDA).