notícias

Nota oficial

icone de bola de futebol

O Paysandu Sport Club vem a público informar que, no dia 09/05/2025, tomou conhecimento da gravação de áudio e vídeo do VAR divulgada pela Federação Paraense de Futebol referente à partida realizada no dia 07/05/2025, entre Paysandu e Remo, válida pela final do Campeonato Paraense de 2025.

A gravação demonstra que o árbitro de campo, Sr. Anderson Daronco, estava decidido a aplicar o segundo cartão amarelo ao camisa de nº 7 da equipe do Remo em virtude da penalidade máxima marcada em favor do Paysandu.

Todavia, a arbitragem de vídeo interferiu indevidamente na decisão do árbitro de campo para que o segundo cartão não fosse aplicado, permitindo, assim, que a equipe adversária contasse com 11 (onze) jogadores até o término da partida de forma igualmente indevida.

Convém relembrar que, segundo o Manual de Implementação em Competições Oficiais e de acordo com a regra de nº 5, não é permitida qualquer interferência do árbitro de vídeo em relação à aplicação ou não de cartões amarelos, ainda que a aplicação do segundo cartão venha causar a expulsão.

Portanto, a indevida interferência da arbitragem de vídeo configura erro de direito, o que justificaria, a priori, a impugnação da referida partida na forma do Art. 84 e 85 do CBJD e a não homologação do seu resultado.

Contudo, apesar do erro de direito, o Paysandu confia na sua equipe e respeita o resultado dentro de campo, razão pela qual optou por não dar início ao litígio perante ao Tribunal de Justiça Desportiva do Estado do Pará, evitando, assim, eventuais implicações jurídicas que pudessem prejudicar novamente o regular andamento do campeonato.

De todo modo, o Paysandu informa que apresentou uma reclamação formal à Comissão de Arbitragem da Federação Paraense de Futebol e da Confederação Brasileira de Futebol para sejam evitadas quaisquer interferências indevidas por parte da equipe de arbitragem de vídeo. 

O Clube conta com o apoio da fiel bicolor na próxima partida.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

O telegrama de Deus
18 de julho de 2025O telegrama de Deus
Paysandu participa de reunião com a Comissão Nacional de Arbitragem
18 de julho de 2025Paysandu participa de reunião com a Comissão Nacional de Arbitragem
Delegação bicolor desembarca em Curitiba (PR)
18 de julho de 2025Delegação bicolor desembarca em Curitiba (PR)
Paysandu lança sua primeira camisa feita com garrafas pet recicladas
17 de julho de 2025Paysandu lança sua primeira camisa feita com garrafas pet recicladas
Nota de repúdio
16 de julho de 2025Nota de repúdio

PATROCINADORES MASTERS

logo da empresa gingabet logo da empresa banpara

PATROCINADORES

MirellaFalta ModelCarimbó da sortelogo Sankhyatijuca cerpa cerveja pilselogo Alubarlogo ZilmarResolve Energia SolarRodrugues Colchoeslogo Printlogo revemarlogo Jinviolavelpatrocinador unicesumar

PARCEIROS

logo Amaral Costalogo CCIlogo Porto Dias Saúdelogo DIMAAGEMlogo Leinertexlogo no pragaslogo EquatorialAtacadão do Suplemento

MATERIAL ESPORTIVO

logo Lobo Azul

FORMAÇÃO DE ATLETAS

logo Selo Formador

OUTROS PARCEIROS

logo Pinheiro Sereni